Blog das Homilias

Minha foto
Nome:
Local: Ponta Grossa, Paraná, Brazil

Pessoas preocupadas com a prevenção

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Salmo Responsorial do 26° Domingo do Tempo Comum

Reze o Responsorial do 26° Domingo do Tempo Comum com os Monges Beniditinos da Abadia da Ressurreição de Ponta Grossa - Pr.

26° Domingo do Tempo Comum (Pe Carlo B.)

O texto narra de um homem rico, sem nome. A questão sobre a qual a parábola aponta desde o início não é centralizada sobre riqueza e pobreza, o que está em jogo é a ostentação da riqueza; podemos ver como a narração aponta mais sobre a qualificação da riqueza do que sobre a própria riqueza. O texto especifica que os trajes daquele homem eram de «púrpura e bisso» (e não “roupas finas e elegantes” como alguns traduzem); ora, o tecido cor de púrpura era muito caro; era usado pelo Sumo Sacerdote, pelos Imperiais, pelo Rei, enfim, por pessoas de alto relevo na sociedade. A narração acrescenta à púrpura o “bisso”, este era um dos tecidos de custo mais elevado ainda, era importado do Egito e de tal delicada consistência que alguns papiros o definem “de ar” (significado da palavra “bisso”). A questão, então, gira em torno do (leia mais, clique aqui...)

26° Domingo do Tempo Comum (Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa)

Os Lázaros de Hoje
A celebração dominical é o lugar privilegiado para ler, estudar e acolher a Palavra de Deus.Neste Dia da Bíblia, a Palavra de Deus nos convida a ver os bens desse mundo, como dons que Deus colocou em nossas mãos, para que administremos, com gratuidade e amor. (leia mais, clique aqui...)

26° Domingo do Tempo Comum

O rico e o Lázaro
Enquanto a caravana de Jesus e seus discípulos segue o caminho para a Jerusalém, os fariseus e mestres da lei andam pela mesma trilha, observando tudo e contestando a conduta de Jesus. O Filho de Deus, concentrado em sua missão, continua alertando sobre os riscos e as exigências do ser discípulo. Em meio às riquezas, corre-se o perigo da insensibilidade diante dos sofrimentos dos pobres, e a perda do rumo que conduz à vida plena.A parábola do rico e do indigente Lázaro, no primeiro momento, mostra o rico opulão banqueteando-se e esbanjando os bens adquiridos à custa da miséria dos pobres personificados no indigente Lázaro, a quem não lhe é permitido sequer alimentar-se das migalhas que caem da farta mesa (Lc 16,20-21). A morte nivela ambos (leia mais, clique aqui...)

DOMINGO 26 del Tiempo Ordinario - Ciclo "C" -

En este Domingo el Señor nos vuelve a hablar -ampliando un poco más el tema del Domingo anterior- de los bienes espirituales y de los bienes materiales, de lo celestial y de lo terreno, de lo temporal y de lo eterno. Contienen las Lecturas de hoy una grave advertencia para los que vivimos apegados a los bienes materiales, olvidándonos de compartirlos con los que carecen de esos bienes. Traen -por lo tanto- un llamado al ejercicio de la caridad, en su aspecto de compartir (leia mais, clique aqui...)

"Um pobre... estava deitado junto ao portão"« Gaudium et Spes », § 69

Concílio Vaticano II Constituição sobre a Igreja no mundo do nosso tempo, « Gaudium et Spes », § 69"Um pobre... estava deitado junto ao portão"
Deus destinou a terra com tudo o que ela contém para uso de todos os homens e povos; de modo que os bens criados devem chegar equitativamente às mãos de todos, segundo a justiça, secundada pela caridade. Sejam quais forem as formas de propriedade, conforme as legítimas instituições dos povos e segundo as diferentes e mutáveis circunstâncias, deve-se sempre atender a este destino universal dos bens (leia mais, clique aqui...)