3° Domingo da Quaresma (Pe. Carlo Battistoni)
Grande deveria ter sido a surpresa e o embaraço dos apóstolos quando, voltando depois de ter ido comprar alimentos para a viagem, não encontraram Jesus do mesmo modo como o haviam deixado: sozinho. Ele estava a sós com uma mulher… e uma mulher samaritana! Podemos perfeitamente imaginar a situação constrangedora e o incomodo daqueles discípulos que O consideravam mais que um rabi. Nunca havia sido visto um rabi conversar a sós com uma mulher. Aliás, para ser rabi a boa reputação era tão necessária quanto o conhecimento da (leia mais, clique aqui...)
"Dá-me de beber"
"Dá-me de beber" (Madre Tereza de Calcutá)
As palavras de Jesus “Tenho sede” (Jo 19,28), que estão escritas na parede de todas as nossas capelas, não fazem parte do passado mas estão vivas, aqui e agora; elas são ditas para vós. Acreditais nisso? Se sim, ouvireis e sentireis a sua presença. Deixai-o tornar-se tão íntimo em vós como ele o é em mim; essa será a maior alegria que lhe podereis oferecer (Leia mais, clique aqui...)
3° Domingo de Cuaresma (Emiliana Löhrel)
Como "agua de vida" otorga al hombre la "salvación". Tal es, en pocas palabras, el contenido de la misa de hoy. Dos imágenes: la roca que mana agua en el desierto (/Nm/20/06-13; epístola) y la mujer junto al pozo. El agua brota del seno de la tierra en ambas: de la dureza de la roca, en el desierto, y de lo profundo del pozo. La fe en Dios abre la roca y del agua del pozo nace la fe en Cristo. El agua de la roca se escabulle por el desierto del alma de un pueblo incrédulo, mientras que el agua del pozo origina la fe en el alma de una mujer. (Leia mais, clique aqui...)
3° Domingo de Cuaresma
Es un conjunto de textos claramente "tematizados" en función del Evangelio, que es el texto fundamental que guiará toda la celebración del primer escrutinio. La idea clave del conjunto es "JC ofrece el Don de Dios que llega al corazón del hombre".La imagen central es el don del agua al sediento (1a lectura y evangelio) y las realidades significadas son la Palabra de Dios que conduce a la fe (salmo y evangelio) y el Espíritu derramado en el corazón (leia mais, clique aqui...)
3° Domingo da Quaresma (Frei Faustino Paludo, ofm cap.)
Jesus e a samaritana
Neste Domingo da Quaresma, o Evangelho nos apresenta um fato de grande beleza, verdadeiro itinerário da fé cristã. Próximo a um poço, Jesus encontra a samaritana, para a qual oferece o dom da água viva (Jo 4,1-42). Cansado da viagem, Jesus senta-se próximo ao poço de Jacó; movido pelo amor misericordioso de Deus Pai, desafia os preconceitos e os tabus de seu tempo (cf. Jo 4,27). Pouco depois, chega ao local uma samaritana. Ele inicia a conversa pedindo-lhe água. A mulher se espanta: "Como é que tu, um judeu, pedes de beber a mim, que sou samaritana?". A água do poço é o símbolo da esperança e da felicidade (leia mais, clique aqui..)
3° Domingo da Quaresma (Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa)
A Água
A Quaresma, na Igreja primitiva, além de serum tempo de penitência e de conversão,era um tempo de preparação para os batizados,que aconteciam no sábado santo, na Vigília Pascal.Por isso, nesses três domingos, que antecedem a semana santa,aparece o tema batismal com os símbolos: (Leia mais, clique aqui...)