Blog das Homilias

Minha foto
Nome:
Local: Ponta Grossa, Paraná, Brazil

Pessoas preocupadas com a prevenção

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

"é necessário que o Filho do
Homem seja erguido ao alto"

Exaltação da Santa Cruz (homilia.com.br)

A cruz é um sinal constante na vida do povo brasileiro. Está pendurada ao pescoço, em paredes de tribunais, em salas de aula, em escritórios e em tantos outros ambientes. Muitos jogadores entram em campo fazendo o sinal da cruz. É para vencer o jogo, naturalmente. Com o sinal da cruz, as pessoas iniciam as atividades do dia e preparam o sono da noite. Querem ser vencedoras. Diante dos acampamentos de grupos sem terra, erguem uma grande cruz. Essa cruz é sinal de vitória.O Brasil nasceu como Terra de Santa Cruz. O nome indica o grito de vitória dos conquistadores quando chegaram a esta terra. Até os dias atuais, o povo se identifica com a cruz de Cristo. (leia mais, clique aqui...)

Exaltação da Santa Cruz

No dia 14 de setembro a Igreja celebra o triunfo da cruz de Cristo, instrumento e sinal da nossa salvação. Dentro do plano de Deus, a cruz tornou-se sinal e símbolo do mistério pascal. Depois que o ser humano falhou em sua vocação através do pecado, a vida e a salvação passaram pela morte. Além de ser Senhor do universo na ordem da criação, Jesus, constituído por Deus como Senhor da vida, tornou-se também o primeiro entre os irmãos ressuscitados para todos os que Nele crêem e procuram realizar o plano de Deus. As leituras bíblicas dessa festa realçam, todas elas, o grande amor de Deus (leia mais, clique aqui...)

Exaltação da Santa Cruz (Pe. Antonio Geraldo)

Liturgia nos convida hoje a contemplar a Cruz de Jesus.
Alguém poderia estranhar o nome dessa festa:EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ...
Como pode a Igreja propor aos cristãosa exaltação daquilo que foi o instrumentode tortura e morte de Jesus ?O que se exalta na cruz não é a dor, mas a salvação, que ela trouxe.Assim a cruz não é símbolo de morte,mas símbolo de nossa redenção, símbolo de nossa fé cristã.É a expressão suprema do amor de Deus por nós. (Leia mais, clique aqui...)

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Exaltación de la Santa Cruz

NOSOTROS HEMOS DE GLORIARNOS EN LA CRUZ DE NUESTRO SEÑOR JESUCRISTO” (Gálatas 6,14)Con la pregunta dubitativa: ¿Quién creyó nuestro anuncio?, comienza el Profeta Isaías el capítulo 53 de su Cuarto Cántico del Siervo de Yave. El mundo, con el señuelo y la novedad del progresismo, de la innovación y de la singularidad, resulta más camaleónico de lo que se cree. Le parece que está inventando la historia y produciendo novedades cuando sólo está renovando viejísimos errores en nombre de la nueva cultura. Y junto a la consecuencia directa de la ignorancia, incoherencia y entronización de la carencia de rigor, llega al pensamiento débil y a las ideas heréticas. Salvarnos sin cruz, o con cruces deleitables, es un revivir el epicureismo y el hedonismo pagano. Algunos cristianos tratan de desvirtuar la cruz, rebajando el vino del evangelio con el agua de la mediocridad (leia mais, clique aqui...)

(Homilia atribuída a Santo Efrém)

Santo Efrém (c.306-373), diácono na Síria, doutor da Igreja)
De ora em diante, pela cruz, as sombras estão dissipadas e a verdade eleva-se, como diz o apóstolo João: «Porque as primeiras coisas passaram [...] Eu renovo todas as coisas» (Ap 21,4-5). A morte é espoliada, o inferno liberta os cativos, o homem está livre, o Senhor reina, a criação está em alegria. A cruz triunfa e todas as nações, (leia mais, clique aqui...)

Exaltação da Santa Cruz

A Igreja universal celebra hoje a festa da Exaltação da Santa Cruz. É uma festa que se liga à dedicação de duas importantes basílicas construídas em Jerusalém por ordem de Constantino, filho de Santa Helena. Uma foi construída sobre o Monte do Gólgota; por isso, se chama (leia mais, clique aqui...)