Blog das Homilias

Minha foto
Nome:
Local: Ponta Grossa, Paraná, Brazil

Pessoas preocupadas com a prevenção

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Nossa Senhora Aparecida (Pe Carlo)

A Maria desde os primórdios a Igreja invoca com o título de “Mãe de Deus e Mãe nossa”. A primeira invocação é resultado de um profundo caminho de reflexão sobre a relação entre Maria e Jesus, o Filho de Deus; a segunda nasceu imediatamente no coração dos cristãos bem antes que algum Concílio refletisse sobre tão grande significado. Nasceu do amor dado e percebido na fé mais simples das pessoas (leia mais, clique aqui...)

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

"Recebei-me, ó Rainha incomparável, no ditoso
número de vossos filhos e filhas.
Acolhei-me debaixo de vossa proteção."

Preghiera di Giovanni Paolo II a Nostra Signora Aparecida

"Signora Aparecida, un figlio Vostro che Vi appartiene senza riserva - Totus tuus! - chiamato per misterioso disegno della Provvidenza a essere Vicario del Vostro Figlio in terra, si rivolge a Voi in questo momento.Egli ricorda con emozione, per il colore bruno di questa Vostra immagine, un’altra Vostra immagine: la Vergine Nera di Jasna Gora! Madre di Dio e nostra, proteggete la Chiesa, il Papa, i Vescovi, i Sacerdoti e tutto il popolo fedele; accogliete sotto il Vostro manto protettore i religiosi, le religiose, le famiglie, i bambini, i giovani e i loro educatori!Salute degli infermi e Consolatrice degli afflitti, confortate quelli che soffrono nel corpo e nell’anima; siate la luce di quelli che cercano Cristo, Redentore dell’uomo; a tutti gli uomini mostrate che siete la Madre della nostra fiducia, Regina della Pace e Specchio di Giustizia; ottenete la pace al mondo, fate che il Brasile abbia pace duratura, che gli uomini convivano sempre come fratelli, come figli di Dio!Nostra Signora Aparecida, benedite questo Vostro Santuario e coloro che in esso lavorano; benedite questo popolo che qui prega e canta, benedite tutti i Vostri figli, benedite il Brasile. Amen!".

Consagração à Nossa Senhora Aparecida

Ó Maria Santíssima, que em vossa querida Imagem de Aparecida espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil; eu, embora indigno de pertencer ao número dos vossos filhos e filhas, mas cheio do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrado a vossos pés consagro-vos meu entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis.Consagro-vos minha língua, para que sempre vos louve e propague vossa devoção. Consagro-vos meu coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas. Recebei-me, ó Rainha incomparável, no ditoso número de vossos filhos e filhas. Acolhei-me debaixo de vossa proteção.Socorrei-me em todas as minhas necessidades espirituais e temporais e, sobretudo, na hora de minha morte. Abençoai-me, ó Mãe Celestial, e com vossa poderosa intercessão fortalecei-me em minha fraqueza, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida, possa louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda eternidade. Assim seja.

Nossa Senhora Aparecida (Pe Antonio Geraldo Dalla Costa)

Celebramos hoje em todo o Brasil a solenidadede Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil.A devoção a Nossa Senhora Aparecida, uma das principais expressões da piedade do povo brasileiro,teve início em 1717, com três humildes pescadores.Lançaram por muito tempo as redes no Rio Paraíba sem êxito.No entanto, após ter encontrado em dois lances de rede o corpo e a cabeçade uma imagem da Imaculada Conceição – a pesca foi abundante.Os pescadores viram naquela imagem, apanhada nas redes,um sinal de que não estavam sozinhos, nem desamparados.A pequena imagem de terracota e de cor negra foi levada para a casa de um delese aí, então, passou a ser venerada com o título de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, porque foi achada (aparecida) nas águas do Rio Paraíba. (leia mais, clique aqui...)

Uma Festa para a mãe (Pe. Luiz Carlos de Oliveira CSsmR.)

O sorriso de Deus
A devoção a N.S.Aparecida tem tudo de simplicidade, daquela que Deus gosta. É a descoberta de uma imagem quebrada, seguida de uma abençoada pesca. A gente do povo organizou-se para celebrar os louvores de Deus na oração à Virgem Maria, a Imaculada. Não se trata de uma aparição, mesmo sendo chamada de Aparecida. Ela não disse nada, como nas aparições que conhecemos. Ela é a palavra que explica tudo: “Fazei tudo o que Ele disser” (Jo 2,5). A Imagem apresenta um doce sorriso. Ela deu oportunidade de o povo sorrir. A gente humilde sorriu quando viu o peixe abundante. Sorriu quando caíram as correntes do escravo e quando a ceguinha gritou ao ver a capela. O povo sorri com lágrimas quando a contempla em seu Santuário. (Leia mais, clique aqui...)

Solenidade de Nossa Senhora Aparecida

Comemoramos hoje a Solenidade da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, cuja imagem foi encontrada no Rio Paraíba pelos pescadores da região no ano de 1717, o vigário de Guaratinguetá na ocasião era o Padre José Alves Vilela (1715 a 1745). No início, a pequena imagem da Senhora da Conceição foi levada para a casa de um dos pescadores, Filipe Cardoso. Em 1737, foi edificada num oratório e prestavam-lhe culto os moradores das redondezas. Em 1745 foi construída uma igreja em sua homenagem. Em 24 de Junho de 1888, o templo foi solenemente benzido e, hoje (leia mais, clique aqui...)