Blog das Homilias

Minha foto
Nome:
Local: Ponta Grossa, Paraná, Brazil

Pessoas preocupadas com a prevenção

quinta-feira, 19 de junho de 2008



"Não temais, pois valeis mais
do que muitos pássaros!"

12° Domingo do Tempo Comum (Pe Carlo)

A passagem de hoje se coloca dentro de um conjunto de indicações para os discípulos; é como um “compêndio” que o discípulo deve sempre ter presente em sua vida. A perspectiva de Mateus dá relevo ao anúncio como sendo a missão principal dos discípulos. É um anúncio que visa primeiramente reunir as «ovelhas perdidas», como estava na intenção de Jesus, para depois se expandir ao mundo dos gentios (“gens” na língua latina significa “os outros povos”). Contudo, se o anúncio da presença do Reino, tão esperado pelos judeus, estava sendo tão hostilizado pelos próprios detentores da doutrina religiosa e do culto de Israel, o que mais podia se esperar do mundo dos pagãos? Quando o Evangelista escreve, (leia mais, clique aqui...)

12° Domingo do Tempo Comum (www.ecclesia.pt)

As leituras deste domingo põem em relevo a dificuldade em viver como discípulo, dando testemunho do projecto de Deus no mundo. Sugerem que a perseguição está sempre no horizonte do discípulo... Mas garantem também que a solicitude e o amor de Deus não abandonam o discípulo que dá testemunho da salvação. A primeira leitura (leia mais, clique aqui...)

Imitação de Cristo, tratado espiritual do séc. XV

«Não os temais, portanto, pois não há nada encoberto que não venha a ser conhecido".
Não tens aqui cidade de repouso, e onde quer que estejas és estranho e peregrino; e nunca terás repouso, a não ser quando estiveres intimamente unido a Cristo. Que procuras à tua volta, se este não é o lugar do teu descanso? A tua morada deve ser no céu, e tudo na terra deve ser visto como de passagem. Todas as coisas passam, e tu com elas. Toma cuidado, não te apegues, para que não sejas apanhado por elas e pereças (leia mais, clique aqui...)

12° Domingo do Tempo Comum (Pe. Antonio Geraldo Dalla Costa)

O Medo
No domingo passado, vimos que Deus chama e enviainúmeras pessoas para realizar seu Plano de Salvação. As leituras bíblicas deste domingo falam das dificuldadesque os discípulos encontrarão para serem fiéis a esse chamado,mas garantem também que o amor de Deus não os abandona. (leia mais, clique aqui...)

DOMINGO 12 del Tiempo Ordinario - Ciclo "A" -

Las Lecturas de este Domingo nos hablan de la persecución a la cual puede estar sometido el cristiano que sigue a Cristo y da testimonio de El ... como El nos lo pide. Sin embargo la idea de persecución permanece un poco oculta en estas Lecturas si no leemos los versículos del Evangelio de San Mateo, que aparecen inmediatamente antes de los que nos presenta la Liturgia de hoy.Asimismo, hemos visto que la Primera Lectura es tomada del Libro del Profeta Jeremías (Jr. 20, 10-13). Y ¿quién fue Jeremías? Fue quizá el Profeta más sufrido, de carácter tímido y manso, que prefería la vida tranquila. Pero Dios lo escogió para llevar su mensaje a un pueblo rebelde (leia mais, clique aqui...)