Blog das Homilias

Minha foto
Nome:
Local: Ponta Grossa, Paraná, Brazil

Pessoas preocupadas com a prevenção

sexta-feira, 13 de julho de 2007

15° Domingo do Tempo Comum (Pe Carlo)

O episódio que hoje a liturgia nos propõe se coloca na grande perspectiva do Evangelho de Lucas que vê a vida de Jesus como uma longa viagem em direção a Jerusalém, a Cidade Santa na qual, segundo a visão messiânica dos judeus, Deus deveria mostrar todo o seu poder e instaurar definitivamente sua soberania. Naquele dia, contemporaneamente à manifestação do “dia do Senhor” seria manifestada ao mundo a “justiça” de Israel, justiça que significava para os hebreus (leia mais...)

quinta-feira, 12 de julho de 2007

O Samaritano

O Samaritano
Todos nós desejamos com segurança a Vida eterna.Mas qual é o CAMINHO para conquistá-la.As leituras bíblicas nos apontam o caminho.Na 1a leitura, MOISÉS convida o Povo a aderir aos Mandamentos:"Ouve a voz do Senhor, teu Deus, e observa todos os seus Mandamentos".E acrescenta: "Esta lei não está acima de tuas forças... pelo contrário, (leia mais...)

15 Domingo do Tempo Comum

O bom samaritano Um doutor, profundo conhecedor dos 613 mandamentos da Lei, interroga Jesus sobre o que fazer para receber a herança da Vida Eterna. O Mestre devolve a pergunta ao interlocutor: "O que está escrito na Lei? Como você lê?". Sua resposta demonstra um bom conhecimento das Escrituras. Jesus elogia sua resposta e lhe recomenda: "Faça isso e viverá!". Todavia, para alcançar a herança eterna, é preciso algo mais. O essencial na vida é viver a misericórdia para com as pessoas, não apenas saber corretamente a doutrina e praticar ritos religiosos. Não satisfeito com a palavra de Jesus e para justificar-se, (leia mais...)

15º Domingo Comum Pe. Luiz Carlos de Oliveira (CSsR)

Partimos da Palavra: Conhecemos o amor a partir da Palavra de Deus. Ela nos coloca diante da realidade do amor que é um só e completo quando amamos a Deus e as pessoas com o mesmo amor. Os dois primeiros homens eram ligados ao culto. Tinham o máximo da “religião”. Mas culto sem amor é vazio. O amor a Deus passa pelo próximo. João diz; “Quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê” (1Jo 4,20). Há um só amor, aquele que se dirige a Deus, passando (leia mais...)

DOMINGO 15 del Tiempo Ordinario - Ciclo "C" -

Las Lecturas del día de hoy nos hablan del amor al prójimo, como mandamiento. Por eso trataremos sobre la Caridad Cristiana y los deberes que tenemos para con nuestros semejantes.Lo primero que debemos tener en cuenta es el hecho de que la Caridad es una virtud infundida en nosotros por Dios. Es decir, nosotros no podemos amar por nosotros mismos, sino que Dios nos ama y con ese Amor con que Dios nos ama, podemos nosotros amar ... amarle a El y amar también a los demás. Si Dios (leia mais...)

“Desceu do céu” (Credo)

“Um homem descia de Jerusalém a Jericó”. Cristo não disse “alguém descia”, mas “um homem descia”, porque a passagem diz respeito a toda a humanidade. Esta, na sequência do pecado de Adão, abandonou o local elevado, repousante, maravilhoso e sem sofrimento que era o Paraíso, adequadamente chamado Jerusalém – nome que significa “a Paz de Deus” – e desceu para Jericó, local plano e escavado, onde o calor é sufocante. Jericó é a vida febril deste mundo, (leia mais...)

15° Domingo do Tempo Comum

Uma pequena historinha pode nos ajudar a compreender melhor a Palavra de Deus de hoje: “Um rabbino perguntou um dia a seus discípulos: quando termina a noite e começa o dia? Um respondeu: quando vendo de longe um animal sei dizer se é um cão ou um gato. O mestre disse: não! Outro tentou: quando de longe posso dizer se uma árvore é um pêssego ou uma figueira. O mestre disse de novo: não! Então – perguntaram os discípulos – quando? O mestre disse: até que, olhando nos olhos de uma outra pessoa, não vê que ela é teu irmão ou tua irmã, no teu coração será sempre noite!”A Palavra de Deus dirigida a nós neste domingo através do Evangelho de São Lucas, leva-nos (leia mais...)