Blog das Homilias

Minha foto
Nome:
Local: Ponta Grossa, Paraná, Brazil

Pessoas preocupadas com a prevenção

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

BATISMO DE JESUS (Pe. Antonio Geraldo Dalla Costa)

Após as festas do Natal, em que celebramos o Mistério da infância de Jesus,a Liturgia nos introduz no mistério da vida pública de Jesus.Tudo começou com o BATISMO DE JESUS,cuja festa hoje celebramos. (leia mais, cliqeu aqui...)

Batismo do Senhor

João Batista anuncia a chegada do Reino de Deus e proclama "um batismo de arrependimento para a remissão dos pecados". Embora não seja pecador, Jesus vai tomar parte do rito penitencial. O Batista procura impedi-lo de seu propósito, dizendo: "Sou eu que devo ser batizado por ti, e tu vens a mim?". Por que Jesus procura João, uma vez que não tem a necessidade de submeter-se ao rito penitencial? Mergulhando (Leia mais, clique aqui...)

Batismo e Missão: “Este é o meu Filho amado...”

Com solenidade da festa do Batismo do Senhor encerramos liturgicamente o Tempo de Natal e iniciamos um novo Tempo litúrgico lembrando o compromisso que se inicia com o nosso batismo, algo que nos é bem frisado na letra de um antigo canto entoado em nossas comunidades eclesiais: “Pelo batismo recebi uma missão vou trabalhar para o reino do Senhor, vou anunciar o Evangelho para os pobres, vou ser profeta, sacerdote, rei e pastor”. Canto este enraizado na proposta do Concílio Vaticano II que afirma o compromisso batismal de todo o povo de Deus. Ser batizado é assumir em sua própria vida a proposta de Jesus. (leia mais, clique aqui...)

Festa do Baptismo do Senhor

A liturgia deste domingo tem como cenário de fundo o projecto salvador de Deus. No baptismo de Jesus nas margens do Jordão, revela-se o Filho amado de Deus, que veio ao mundo enviado pelo Pai, com a missão de salvar e libertar os homens. Cumprindo o (leia mais, clique aqui...)