Blog das Homilias

Minha foto
Nome:
Local: Ponta Grossa, Paraná, Brazil

Pessoas preocupadas com a prevenção

sábado, 28 de fevereiro de 2009

"E ficou no deserto quarenta dias"

1° Domingo da Quaresma (in: vocacoes.com.br)

O Espírito impeliu-o para o deserto (cf. Mc 1,12). Deserto é lugar de provação. Os quarenta dias
(cf. Mc 1,13) relembram a revelação de Moisés (cf. Ex 34,28) e o caminho de Elias (cf. Rs 19,1-8). Também Israel esteve no deserto por quarenta anos, duração de uma vida. Isso significa que a vida de Jesus foi deserto e provação, tentação e luta, do princípio ao fim. Em virtude do nosso batismo, também nós entramos na luta contra o mal. Trata-se de um combate que dura por toda a existência. (leia mais, clique aqui...)

Domingo 1 del Tiempo de Cuaresma

Después de pasar 40 días en retiro ayunando en el desierto, Jesucristo fue tentado por Satanás (Mc. 1, 12-15). Jesucristo fue “sometido a las mismas pruebas que nosotros, pero a El no lo llevaron al pecado” (Hb.4,15). Lamentablemente a nosotros las tentaciones sí pueden llevarnos a pecar, pues éstas encuentran resonancia en nuestra naturaleza, la cual fue herida gravemente por el pecado original. (leia mais, clique aqui...)

1° Domingo da Quaresma (Sto Agostinho)

«Escutai, ó Deus, o meu clamor, atendei a minha oração! [...] Dos confins da terra grito por Vós, com o meu coração desfalecido.» (Sl 60, 2-3). Dos confins da terra, ou seja, de toda a parte. [...] Não é só uma pessoa que fala assim; e, no entanto, é uma só pessoa, porque não há senão um só Cristo do qual somos os membros (Ef 5,23). [...] Aquele que grita dos confins da terra está na angústia, mas não está abandonado. Porque fomos nós, ou seja, o Seu corpo, que o Senhor quis prefigurar no Seu próprio corpo. [...] (leia mais, clique aqui...)

1° Domingo do Tempo Quaresmal (Pe Carlo B.)

Hoje é o primeiro domingo em que nos reunimos para meditarmos juntos sobre o grande dom que a liturgia nos oferece: a quaresma. É comum refletir sobre a Quaresma considerando-a como momento passageiro, transitório, como preparação para a Páscoa, o que não deixa de ser verdade. No entanto, creio que possamos ver neste período litúrgico como que o espelho de grande parte da nossa vida: esta não tem valor somente em função de um futuro, mas também o futuro não existe sem ela. Como a Páscoa de Jesus é o desfecho do conjunto de toda a sua vida assim também a nossa Páscoa será o resultado das passagens necessárias que percorremos para trilhar o caminho de Jesus. (leia mais, clique aqui...)