Blog das Homilias

Minha foto
Nome:
Local: Ponta Grossa, Paraná, Brazil

Pessoas preocupadas com a prevenção

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

"Dar-te ei as chaves do Reino do Céu"

21° Domingo do Tempo Comum (Pe Antônio Geraldo Dalla Costa)

Cristo e a Igreja
A Liturgia nos propõe hoje dois temas fundamentaisda fé cristã: CRISTO e a IGREJA.A 1ª leitura mostra como se concretiza o "Poder das Chaves". (Is 22,19-23)Quem exerce o serviço da autoridade deve fazê-lo como um Pai,que procura o bem de seus filhos, com solicitude, com bondade e com firmeza.Essa imagem nos ajuda a entender melhor o Evangelho de hoje.A 2ª Leitura é um convite a contemplar a Riqueza, a Sabedoria e a Ciênciade Deus, que realiza o seu projeto de Salvação do homem. (Rm 11,33-36)No Evangelho, vemos Jesus se dedicar mais à formaçãodo grupo dos discípulos.(Mt 16,13-20)Da adesão deles a Jesus, como "o Messias, Filho de Deus"nasce a IGREJA: a comunidade dos discípulos de Jesus,convocada e organizada ao redor de Pedro. (leia mais, clique aqui...)

21° Domingo do Tempo Comum (vocacoes.com.br)

Confissão de Pedro
Jesus e os discípulos chegam às imediações de Cesaréia de Filipe, a cerca de 50 km do lago de Genesaré. Cesaréia se chamava Paneas, em honra ao deus Pan, a quem eram oferecidos cultos numa gruta. Com a morte de Herodes, a região passou a ser governada pelo tetrarca Filipe. Este, para cultuar o César, passou a chamar a cidade de Cesaréia de Filipe. A população, quase na sua totalidade, era pagã. Portanto, Jesus e os discípulos estão fora do centro político, econômico e religioso. Enquanto caminhavam próximos da cidade de Cesaréia, Ele interpela os discípulos: "Quem dizem os homens que é o Filho do Homem?". Pegos de surpresa, eles (leia mais, clique aqui...)

DOMINGO 21 del Tiempo Ordinario - Ciclo "A" -

El Evangelio de hoy nos habla de San Pedro, el primer Papa, precisamente en el momento en que Jesús le anunció la función que tendría dentro de la Iglesia. Además nos informa de cómo Cristo gobernaría esa Iglesia fundada por El, a través de San Pedro y de todos los Papas que le sucedieran.“Tú eres Pedro y sobre esta piedra edificaré mi Iglesia”, fueron las palabras de Jesús al que antes se llamaba Simón y que ahora llama “piedra” -o más bien “roca”. El Apóstol San Pedro es, entonces, la “roca” sobre la cual Cristo funda su Iglesia.¿Cómo fue este nombramiento? Sucedió que un día Jesús interroga sus discípulos sobre quién creía la gente que era El, (leia mais, clique aqui...)

Santo Hilário (c. 315 - 367), bispo de Poitiers, doutor da Igreja

"Tu és... o Filho do Deus vivo"
O Senhor tinha perguntado: "Quem dizem os homens que é o Filho do homem?" Naturalmente que o aspecto do seu corpo manifestava o Filho do homem mas, ao fazer esta pergunta, ele dava a entender que, para além do que se pudesse ver nele, havia outra coisa a discernir... O objecto da (leia mais, clique aqui...)

21º Domingo do Tempo Comum (ecclesia.pt)

No centro da reflexão que a liturgia do 21º Domingo Comum nos propõe, estão dois temas à volta dos quais se constrói e se estrutura toda a existência cristã: Cristo e a Igreja. O Evangelho convida os discípulos a aderirem a Jesus e a acolherem-no como «o messias, Filho de Deus». Dessa adesão, nasce a Igreja – a comunidade dos discípulos de Jesus, convocada e organizada à volta de Pedro. A missão da Igreja é (leia mais, clique aqui...)