Blog das Homilias

Minha foto
Nome:
Local: Ponta Grossa, Paraná, Brazil

Pessoas preocupadas com a prevenção

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

2° Domingo do Advento - Pe Carlo

No domingo passado a liturgia nos propôs a esperança, a virtude cristã embasada na certeza de que Deus age e que o resultado já é garantido, não pela presunção humana mas pela palavra que Deus dá. Também na segunda leitura de hoje Paulo nos convida a “manter viva a esperança”, a perseverar na esperança, pois esta não decepciona. Quando todo o nosso ser está tenso na expectativa, qualquer faculdade se torna mais sutil, mais perspicaz, mais capaz de intuir onde se encontra a resposta. A capacidade de esperar é uma manifestação de amor. Esperamos o que amamos, o que é importante par nós. Quando esperamos o essencial, Deus sempre nos oferece condições para encontrar o que buscamos, pois o desejo de Deus sempre teve a (leia mais, clique aqui...)

2° Domingo do Advento - Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa

"Convertei-vos"
Em nossa caminhada para o Natal, a Liturgia desse domingonos convida a nos despir dos valores efêmeros e egoístasque muitas vezes nos fascinam,para dar lugar em nós aos valores do Reino de Deus. (leia mais, clique aqui...)

Mensagem de João Batista

João Batista entra em cena e aponta o caminho para quem se dispõe a acolher o novo: "Naqueles dias, apareceu João Batista, pregando no deserto da Judéia". É interessante notar que ele não se apresenta na cidade, mas no deserto. Os novos tempos que estão por chegar requerem ruptura com os paradigmas da sociedade tradicional. Do deserto, ressoa a voz: "Convertam-se, porque o Reino dos Céus está próximo". Pelo modo de se vestir e pela alimentação frugal, João Batista confunde os membros sociedade que visam tirar proveito e lucrar à custa da fome e da miséria do povo (leia mais, clique aqui..)

2° Domingo do Advento

A liturgia deste domingo convida-nos a despir esses valores efémeros e egoístas a que, às vezes, damos uma importância excessiva e a realizar uma revolução da nossa mentalidade, de forma a que os valores fundamentais que marcam a nossa vida sejam os valores do “Reino”.Na primeira leitura, o profeta Isaías apresenta um enviado de Jahwéh, da descendência de David, sobre quem repousa a plenitude do Espírito de Deus; a sua missão será construir um reino de justiça e de paz sem fim, de onde estarão definitivamente banidas as divisões, as desarmonias, os conflitos. No Evangelho, João Baptista anuncia que a concretização desse “Reino” está muito próxima… Mas, para que (leia mais, clique aqui...)

2° Domingo do Advento

Na voz de João Batista, ecoa o grito de Isaías “preparai o caminho do Senhor”. A preparação é intensa, nestas alturas do ano. Mas o que é que estamos preparando? Presentes? Comida e bebida? Viagens de férias? Visitas a parentes e amigos? Tudo isso pode levar a um destino errado, ilusório e frustrante. (leia mais, clique aqui...)