Blog das Homilias

Minha foto
Nome:
Local: Ponta Grossa, Paraná, Brazil

Pessoas preocupadas com a prevenção

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

"teus pensamentos não
são os de Deus,
mas os dos homens"

22° Domingo do Tempo Comum (Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa)

O caminho da Cruz
A Liturgia convida os seguidores do Senhora descobrirem a "loucura da CRUZ"e apresenta dois exemplos: JEREMIAS e PEDRO.
Na 1a Leitura, JEREMIAS descreve sua experiência de Cruz. (Jr 20,7-9)"Seduzido" pelo Senhor, colocou toda a sua vida a serviço de Deus.Nesse caminho conheceu o sofrimento, a solidão, a perseguição.Teve a tentação de largar tudo, mas não desistiu:"Senti dentro de mim um fogo ardente a me penetrar!..."* É o grito humano de um coração dolorido,marcado pela incompreensão e pelo aparente fracasso na Missão...Diante do sofrimento desanima, mas logo se reanima,movido por uma grande paixão por Deus.
Na 2ª Leitura, São Paulo convida os cristãos a oferecerem a Deus a própria vida.Esse é o verdadeiro culto que agrada a Deus. (Rm 12,1-2)
No Evangelho, Jesus anuncia aos discípulos a sua Paixão e Cruze avisa que o caminho dos discípulos é semelhante. (Mt 16,21-27) (leia mais, clique aqui...)

22° Domingo do Tempo Comum

Participar da Cruz
Como tema deste domingo, temos a renúncia para seguir livremente Jesus. Quem deseja seguir Jesus, fazendo dele caminho, verdade e vida, ouve de imediato o apelo: "Renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me". Até aqui, Jesus foi instruindo os discípulos e o povo, começando pela Galiléia; agora, o Mestre passa a se dedicar mais à formação do grupo dos discípulos. (leia mais, clique aqui...)

DOMINGO 22 del Tiempo Ordinario

Desde el momento que los Apóstoles reconocieron a Jesús como el Mesías esperado por el pueblo de Israel por ¡tantos! siglos, El comenzó a anunciarles que debía ir a Jerusalén, donde tendría que sufrir mucho de manos de las autoridades judías, que terminaría siendo condenado a muerte, pero que resucitaría al tercer día.En el primero de estos anuncios del Señor, Pedro, haciendo gala de su impulsividad característica, llama a Jesús aparte y le protesta, diciéndole: “Dios te libre, Señor. Eso no te puede suceder a Tí” (Mt. 16, 21-27). La respuesta del Jesús a Pedro es sumamente dura: “Retrocede, Satanás (Apártate de Mí, Satanás) y no intentes hacerme tropezar en mi camino, porque tu modo de pensar no es el de Dios, sino el de los hombres”.Sorprende esta respuesta del Señor aún más, porque (leia mais, clique aqui...)

«Renunciar a si mesmo, tomar a própria cruz e seguir a Cristo»

Aquilo que o Senhor ordenou – «Se alguém quer vir Comigo, renuncie a si mesmo» – parece duro e penoso. Mas não é duro nem penoso, quando Aquele que ordena ajuda a realizar aquilo que ordena. Porque, se é verdadeira a palavra do salmo que diz: «por causa das palavras dos teus lábios, segui caminhos difíceis» (Sl 16, 4), também é verdadeira a palavra de Jesus, que disse: (leia mais, clique aqui...)

22º Domingo do Tempo Comum (www.ecclesia.pt)

A liturgia do 22º Domingo do Tempo Comum convida-nos a descobrir a «loucura da cruz»: o acesso a essa vida verdadeira e plena que Deus nos quer oferecer passa pelo caminho do amor e do dom da vida (cruz). Na primeira leitura, um profeta de Israel (Jeremias) descreve a sua experiência de «cruz». Seduzido por Jahwéh, Jeremias (leia mais, clique aqui...)