Blog das Homilias

Minha foto
Nome:
Local: Ponta Grossa, Paraná, Brazil

Pessoas preocupadas com a prevenção

sexta-feira, 25 de maio de 2007

Domingo de Pentecostes (Pe Carlo Battistoni)

Junto com a celebração da Páscoa, um dos momentos mais fortes da vida religiosa de Israel era reviver a dimensão do caminho o caminho, suas etapas, seus momentos fortes. Tudo isto era celebrado através de um rito que, provavelmente, os hebreus aprenderam das liturgias Egípcias: as peregrinações. Eram festas caracterizadas pela alegria. Eram realmente festas ! Tão bem o salmo nos descreve os sentimentos de um hebreu que podia celebrar sua peregrinação: «Que alegria quando ouvi que me disseram: “vamos à casa do Senhor”, e agora os meus pés se detêm, Jerusalém, em tuas portas...!”» (Sal 122,1). Também a festa de Pentecostes, celebrada cinqüenta dias após a Páscoa, era uma festa de peregrinação. Para um povo que havia encontrado a própria identidade caminhando no deserto ao lado de seu Libertador, nada mais podia expressar o encanto de se descobrir “povo” do que reviver ritualmente o que significa “caminhar com Jahvé”. De fato, (Leia mais...)

quarta-feira, 23 de maio de 2007

"Envias o teu sopro... e renovas a face da terra"

Aelred de Rielvaux (1110-1167), monge cisterciense inglês
Sermão sobre as sete vozes do Espírito Santo no Pentecestes,
Sermões inéditos,"Envias o teu sopro... e renovas a face da terra" (Sl 103,30)Segundo o desígnio de Deus, no princípio, o Espírito de Deus encheu o universo, "desdobrando o seu vigor de um extremo do mundo ao outro (Leia mais...)

EL ESPIRITU DE DIOS

La fiesta de Pentecostés es la fiesta culminante del calendario cristiano. En ella conmemoramos el cumplimiento de las promesas de Dios, el coronamiento de la obra de Jesús, la adquisición más alta posible del hombre sobre la tierra.El Espíritu Santo es la (Leia mais...)

Nasce a Igreja (Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa)

Celebramos hoje a festa de Pentecostes, encerrando na Liturgia o Ciclo Pascal... PENTECOSTES é uma festa, que já existia no Antigo Testamento. - Para Israel: Inicialmente era uma festa ligada às colheitas.- Mais tarde, tornou-se uma celebração da Aliança, feita no Sinai, que acontecia 50 dias depois da Páscoa. Era a FESTA DA LEI... - Hoje: É a Plenitude do Mistério Pascal, com o Dom do Espírito Santo à Igreja. É o NATAL DA IGREJA... o Dia das (Leia mais...)

Solenidade de Pentecostes (III)

Depois de uma longa caminhada de celebrações pascais, hoje celebramos a plenitude da Páscoa, o dom do Espírito Santo enviado pelo Pai e pelo Cristo glorioso para todos. Assim, 50 dias depois da Páscoa, celebramos a constituição do novo povo de Deus (a Igreja) com a missão de dar continuidade à obra de Jesus Cristo.O contexto de Pentecostes para o (Leia mais...)

Pentecostes

Os judeus tinham uma festa de Pentecostes, que se celebrava 50 dias após a páscoa. Nesta festa, recordavam o dia em que Moisés subiu ao monte Sinai e recebeu as tábuas da Lei, contendo os ensinamentos dirigidos ao povo de Israel. Celebravam assim, a aliança do Antigo testamento que o povo estabeleceu com Deus: Eles se comprometeram a viver segundo seus mandamentos e Deus se comprometeu a estar sempre com eles.
Vinham pessoas de todos os cantos para a festa de Pentecostes no Templo de Jerusalém. Deus havia prometido (leia mais...)

Solenidade de Pentecostes (II)

Estamos celebrando “Pentecostés”, cincuenta días después de la Resurrección. De esa cifra, “50”, viene la palabra “Pentecostés”, día de la venida del Espíritu Santo a los Apóstoles, reunidos con la Santísima Virgen María.Jesús había hablado de esto en varias oportunidades y había asegurado a los Apóstoles que después de El irse, vendría el Espíritu Santo. Una de las personas a quien habló Jesús sobre el Espíritu Santo fue a Nicodemo. (Leia mais...)

Solenidade de Pentecostes

Inspiración del Espíritu Santo
El Espíritu Santo es el fuego de Amor que viene de mi Padre y de Mí. Entra el corazón de todos aquellos que se abren a recibir nuestras bendiciones con sinceridad. El Espíritu Santo se siente en casa en (leia mais...)