Blog das Homilias

Minha foto
Nome:
Local: Ponta Grossa, Paraná, Brazil

Pessoas preocupadas com a prevenção

sexta-feira, 6 de março de 2009

2° Dominigo da Quaresma (Pe Carlo)

Estamos hoje na segunda etapa do caminho quaresmal que, de algum modo, quer sintetizar o inteiro caminho da vida que Deus oferece a todos nós em Cristo. O primeiro passo desta caminhada, como vimos na semana passada, consiste na adesão a Deus, adesão que passa pelo deserto e aponta para o “crer” ao Evangelho. É o primeiro momento da conversão. O texto que hoje meditamos precisa ser lido também nesta ótica; é um fato que nos reconduz à situação existencial que Deus continuamente propõe às pessoas que conseguiram dar o primeiro passo. Quanto é narrado é muito complexo e, mais complexa ainda, é a leitura em seus detalhes, fato pelo qual me permito apontar somente alguns aspectos que, espero, possam ajudar a receber com amor aquilo que Deus quer sempre nos oferecer. (leia mais, clique aqui...)

quinta-feira, 5 de março de 2009

"Apareceu-lhes Elias, juntamente com Moisés,
e ambos falavam com Ele"

2o domingo da Quaresma

"Escutai-o"
Aqui estamos reunidos em assembléia para ESCUTAR a Palavra de Deus e celebrar a Eucaristia.A Escuta dessa Palavra nos revela os Planos de Deus enos aponta o caminho a seguir para chegar à vida plena. As leituras bíblicas de hoje nos apresentam dois exemplos na CAMINHADA DA FÉ: a fé de Abraão e a fé dos Apóstolos. (leia mais, clique aqui...)

DOMINGO 2 del Tiempo de Cuaresma

Las Lecturas de este Segundo Domingo del Tiempo de Cuaresma nos hablan de cómo debe ser nuestra respuesta al llamado que Dios hace a cada uno de nosotros ... y cuál es nuestra meta, si respondemos al llamado del Señor. En la Primera Lectura del día de hoy vemos a Abraham siendo probado en su fe y en su confianza en Dios. En el Evangelio se nos narra la Transfiguración del Señor.En la Primera Lectura se nos habla de Abraham, nuestro padre en la fe. Y así consideramos a Abraham, pues su característica principal fue una fe indubitable, una fe inconmovible, una fe a toda prueba. Por eso se le conoce como el padre de todos los creyentes. Y esa fe lo llevaba a tener una confianza absoluta en los planes de Dios y una obediencia ciega a la Voluntad de Dios. (leia mais, clique aqui...)

2o Domingo da Quaresma

A transfiguração
O evangelista Marcos situa a transfiguração de Jesus logo após o diálogo com Pedro e os discípulos, no caminho de Cesareia de Felipe. Nesse trecho do Evangelho, Jesus revela que, mesmo passando pelo suplício da cruz, não será derrotado pelas forças da morte. Diante dos apóstolos escolhidos, é mostrada a condição divina do Senhor, compatível com o anúncio da Paixão que lhes acabava de fazer (8,31s). Jesus convida, de fato, Pedro, Tiago e João e retira-se com eles a um lugar à parte. Sem dúvida, a prática (leia mais, clique aqui...)

2º Domingo da Quaresma

«Transfigurou-Se diante deles. As Suas vestes tornaram-se resplandecentes.»
Foram três os escolhidos para subir à montanha, dois para aparecer com o Senhor. [...] Sobe Pedro, ele que recebeu as chaves do Reino dos Céus, sobe João, a quem será confiada a Mãe de Jesus, e sobre Tiago, que será o primeiro a ascender à dignidade de bispo. Em seguida, aparecem Moisés e Elias, a lei e a profecia, com o Verbo. [...] Subamos, também nós, à montanha, imploremos ao Verbo de Deus que nos apareça em todo o Seu esplendor e em toda a Sua beleza, que seja forte, que avance pleno de majestade e que reine. (leia mais, clique aqui...)

2* Domingo da Quaresma

No segundo Domingo da Quaresma, a Palavra de Deus define o caminho que o verdadeiro discípulo deve seguir para chegar à vida nova: é o caminho da escuta atenta de Deus e dos seus projectos, o caminho da obediência total e radical aos planos do Pai.O Evangelho relata a transfiguração de Jesus. Recorrendo (leia mais, clique aqui...)