Blog das Homilias

Minha foto
Nome:
Local: Ponta Grossa, Paraná, Brazil

Pessoas preocupadas com a prevenção

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

"Maria sempre apontou Deus como Deus"

Assunção de Maria (Pe Carlo)

A solenidade que celebramos hoje vê lado a lado o triunfo do amor incondicional de Maria e a delicada e fiel resposta de Deus. É o apogeu de um diálogo começado e nunca encerrado entre a humanidade humilde, esperançosa, “serva” e a justiça sem limites de Deus que realiza toda expectativa, com doçura e força. Um diálogo que vê a criatura humana alcançar a sua mais autêntica vocação: transcender a si mesma projetada ao infinito.È o desfecho do mais autentico milagre que acontece quando homem e Deus se encontram de verdade, sem opor limites um ao outro. É a solenidade da humanidade nova, das pessoas que sabem transpor a barreira se suas convicções particulares, de suas experiências privadas para se lançarem confiantes na credibilidade de uma palavra dada. Maria via realizada em si a benção de Isabel: « feliz a que acreditou na realização do que lhe foi dito da parte do Senhor!» naquele dia em que partilhou, primeira dentre a humanidade, o destino de Jesus, Senhor da vida. (leia mais, clique aqui..)

Assunção de Nossa Senhora

Quem é essa Mulher?
Celebramos hoje a festa da Assunção de Nossa Senhora.Esse DOGMA foi definido como verdade de fépelo papa Pio XII em 1950:"É dogma revelado por Deus que a Imaculada Mãe de Deus,a Virgem Maria, terminado o curso de sua vida terrena,foi elevada em corpo e alma à glória celestial."Mas a FESTA da Assunção é bem mais antiga.Inicialmente, era a festa da "Dormição" de Maria (não se fala de morte)e da transferência de seu corpo para o paraíso. (leia mais, clique aqui...)

Assunção de Nossa Senhora

Neste domingo, celebramos a solenidade de Nossa Senhora da Glória. Maria, depois de seu sim aos desígnios do Altíssimo, põe-se apressadamente a caminho. A "boa notícia" do cumprimento das promessas de Deus faz a jovem percorrer a região montanhosa para encontrar-se com sua prima Isabel. É a Boa-Nova que ultrapassa as fronteiras da Judéia e se espalha entre as nações. Da casa de Zacarias e Isabel, os pobres proclamam a misericórdia de Deus que, edificando sua tenda entre os seres humanos, realiza as promessas da salvação. Encontram-se face a face duas mulheres. Ambas gestam e esperam o nascimento de uma criança. Isabel é idosa, estéril e tem a pele enrugada. Maria é jovem e virgem. Elas, de modo familiar, partilham das mesmas preocupações e de mesmo sonho. Felizes, chegam ao discernimento (leia mais, clique aqui...)

Solemnidad de la Asunción de la Ssma.Virgen

Celebramos hoy la Festividad de la Asunción de la Santísima Virgen María al Cielo en cuerpo y alma. Las Lecturas son referidas a la Virgen. Y aunque trataremos el tema de la Asunción, revisemos primeramente algo de los textos de hoy.La Primera Lectura, tomada del Apocalipsis (Ap. 11, 19; 12,1-6, 10), nos habla de una figura prodigiosa que aparece como sol radiante en el Cielo: una mujer a punto de dar a luz que gemía con dolores de parto. Se refieren estos textos sobre todo a María, pero también podrían aplicarse a la Iglesia. Por cierto, los dolores de parto no se refieren a los de la generación física del Mesías, los cuales la Virgen María no padeció, (leia mais, clique aqui...)

Assunção de Nossa Senhora

A morte da Virgem Maria chama-se dormição, porque foi sonho de amor. Não foi triste nem doloroso; foi o cumprimento dum desejo. É probabilíssimo e hoje bastante comum a crença de a Santíssima Virgem ter morrido antes que se realizasse a dispersão dos apóstolos. (leia mais, clique aqui...)

Homilia sobre a Dormição da Mãe de Deus

"Exalta os humildes"
Era preciso que a Virgem fosse associada a seu Filho em tudo o que respeita à nossa salvação. Tal como ela o fez partilhar a sua carne e o seu sangue..., assim ela tomou parte em todos os seus sofrimentos e em todas as suas dores... Foi ela quem primeiro se tornou conforme à morte do Salvador por uma morte semelhante à dele (Rm 6,5). (leia mais, clique aqui...)