Blog das Homilias

Minha foto
Nome:
Local: Ponta Grossa, Paraná, Brazil

Pessoas preocupadas com a prevenção

quinta-feira, 28 de junho de 2007

13° Domingo do Tempo Comum - Eres Pedro

En estos tiempos los cristianos necesitamos tener una idea clara de la función de Pedro y de sus sucesores en la constitución de la Iglesia y en nuestra vida personal de fe. El Obispo de Roma es el sucesor de Pedro, el Apóstol a quien Jesús eligió para ser el apoyo firme de la fe y de la vida religiosa de sus discípulos. "Tú eres Pedro y sobre esta piedra edificaré mi Iglesia" (Mt 16, 18-19). "He rezado por ti para que tu fe no desfallezca. Cuando estés fuerte confirma a tus hermanos" (Leia mais...)

13° Domingo Tempo Comum - Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa

Celebramos hoje a festa de dois Apóstolosmarcantes da Igreja primitiva: São Pedro e São Paulo.- Diferentes: na vocação, no caráter, no estudo, na missão...- Unidos: no Amor e na Fé a Cristo e à Igreja...- PEDRO conhece Cristo às margens do lago,e o segue desde o começo durante toda a vida apostólica.- PAULO não o conheceu pessoalmente. Inicialmente até o perseguiu,porque anunciava um Deus diferente daquele dos mestres de Israel.Um dia, iluminado por uma luz do alto, compreendeu que Jesus era o Messias. A partir de então mudou radicalmente sua vida...Mesmo divergindo em algumas questões apostólicas,viveram com alegria a comunhão na diversidade... (leia mais...)

13° Dom. Tempo Comum - São Pedro e São Paulo

Hoje, a Igreja celebra São Pedro e São Paulo, testemunhas imediatas e privilegiadas de Jesus. Cada um, a seu modo, revela o mistério do Filho de Deus e da Igreja.Simão Pedro, um pescador de Betsaida que posteriormente se estabeleceu em Cafarnaum, aceitando o convite do Senhor, transforma-se em "pescador de homens" para o Reino. Paulo, perseguidor dos seguidores de Cristo no caminho de Damasco, tinha uma carreira promissora de rabino. Ao ser tocado pelo Senhor, a quem perseguia, tornou-se o destemido apóstolo missionário, fundador de inúmeras comunidades cristãs nos países por onde peregrinou. Ambos tiveram seus nomes modificados após uma forte experiência da presença do Senhor em suas vidas. Saulo de Tarso converte-se após a manifestação (leia mais...)

São Clemente de Roma

O mais antigo testemunho histórico do martírio de Pedro e de Paulo
Deixemos estes exemplos [de perseguição no Antigo Testamento] para nos concentrarmos nos atletas mais próximos de nós; evoquemos os exemplos valentes da nossa geração. O ciúme e a inveja desencadearam perseguições contra os mais elevados e mais justos pilares da Igreja, que combateram até à morte. Olhemos os santos apóstolos: Pedro, por causa (leia mais...)

13° Dom. Tempo Comum - São Pedro e São Paulo

Será que estamos prontos a fazer coro à resposta de Pedro “Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo”?E mais, será que estamos prontos a assumir as conseqüências de nossa resposta, como o próprio Pedro? A primeira leitura mostra justamente Pedro liberto da prisão. Significa que declarar a fé em Jesus não é simples questão de palavras. Leva a comprometer a própria vida. (Leia mais...)