Blog das Homilias

Minha foto
Nome:
Local: Ponta Grossa, Paraná, Brazil

Pessoas preocupadas com a prevenção

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

"Jesus logo estendeu a mão"

19° Domingo do Tempo Comum

A liturgia do 19º Domingo do Tempo Comum tem como tema fundamental a revelação de Deus. Fala-nos de um Deus apostado em percorrer, de braço dado com os homens, os caminhos da história. A primeira leitura convida os crentes a regressarem às origens da sua fé e do seu compromisso, a fazerem uma peregrinação ao encontro do Deus da comunhão e da Aliança; e garante que o crente não encontra esse Deus nas manifestações espectaculares, mas na humildade, na simplicidade, na interioridade (leia mais, clique aqui...)

Comentário ao Evangelho de Mateus, 11, 6 (Orígenes (c. 185-253), presbítero e teólogo)

«Tu és verdadeiramente o Filho de Deus»
Quando tivermos suportado as longas horas da noite escura que domina os momentos de prova, quando tivermos feito o melhor que sabemos, [...] tenhamos a certeza de que, para o fim da noite, quando «a noite vai adiantada, e o dia está próximo» (Rom 13, 12), o Filho de Deus virá até junto de nós, caminhando sobre as ondas. Quando O virmos aparecer assim, ficaremos perturbados, até compreendermos claramente que é o (leia mais, clique aqui..)

19° Domingo do Tempo Comum (Pe Carlo)

O episódio que acabamos de ler é atípico em relação aos muitos atos extraordinários que Jesus realizava. Os milagres que o Senhor cumpria não eram gestos teatrais com a finalidade de convencer as pessoas, prodígios deste tipo muitas vezes foram solicitados pelas autoridades religiosas de Israel para que Ele demonstrasse ser o Messias esperado. Em todos estes casos a resposta foi negativa; tanto para os fariseus, que exigiam um milagre demonstrativo: «Mestre, queremos ver de tua parte um sinal» (Mt. 12,38), quanto para os sacerdotes, que pediam um ato exclusivamente possível a um deus: «Desce da cruz!» (Mt. 27,42). Para Jesus a fé não pode ser resultado de um ato esmagadoramente demonstrativo pois, quem, diante de um homem que desce da cruz, não ficaria obrigatoriamente constringido a admitir a divindade de Jesus? Mas Deus respeita tanto o homem que não violenta a sua liberdade de escolher, (leia mais, clique aqui...)

19° Domingo do Tempo Comum (Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa)

Onde está Deus?
Muitas vezes nos perguntamos: "Onde está Deus?""Onde o podemos encontrar?"As Leituras de hoje nos mostram duas cenas muito bonitas,em que Deus vai ao encontro do homem. (leia mais, clique aqui...)

19o Domingo do Tempo Comum

A tempestade acalmada
Em meio às tempestades de nosso tempo, o Senhor garante que navega conosco. Ele vem ao encontro e protege os pobres e indefesos, provados pelas tribulações próprias da vida. Depois que todos se saciaram, Jesus ordena que os discípulos entrem na barca e sigam para o outro lado do lago, enquanto Ele despede a multidão. Teria sido a hora própria para comemorar o feito miraculoso dEle. Mas o Mestre evita que os discípulos cedam à tentação na busca de um "Messias poderoso". Antes, revela-se como alguém que, no meio deles, serve e ampara na tribulação (leia mais, clique aqui...)

DOMINGO 19 del Tiempo Ordinario - Ciclo "A"

El Evangelio de este Domingo nos trae el relato de cuando San Pedro comenzó hacer una cosa imposible para nuestra naturaleza humana: caminar sobre el agua. ¿Cómo sucedió este milagro y por qué Pedro comenzó a hundirse? (Mt. 14, 22-33)Sucedió que, enseguida de la multiplicación de los panes y los peces, Jesús ordenó a los discípulos que subieran a la barca y se trasladaran a la otra orilla del Lago de Genesaret. El Señor despidió a la gente y subió al monte para orar a solas. Mientras tanto, los apóstoles tenían dificultades en la travesía nocturna, pues las olas eran fuertes y había viento contrario (leia mais, clique aqui...)