Blog das Homilias

Minha foto
Nome:
Local: Ponta Grossa, Paraná, Brazil

Pessoas preocupadas com a prevenção

quarta-feira, 5 de março de 2008

"Lázaro, sai para fora!"


5° Domingo da Quaresma (Emmiliana Löhr)

"Y lloró Jesús".
La vida llora por la muerte de sus criaturas.Dios llora sobre Adán. Llora el amor divino viendo adonde ha ido a dar el camino en el que colocó a Adán en la mañana de la creación. Era el camino de la vida y va hacia la muerte. Es el camino de la libertad; pero de ella abusó el hombre por el pecado. Fue creado libre para cooperar a la obra del Creador y ¿qué ha creado? El pecado, la muerte, el infierno. Y "lloró Jesús" y "estremeciose en su espíritu".Infremuit... ¡Notable palabra! "Se irritó", traduce Lutero, demasiado textualmente. (leia mais, clique aqui...)

DOMINGO V DE CUARESMA - CICLO A

-El tercer escrutinio
Los tres momentos de la fe -conversión, iluminación, comunión- quedan claramente destacados a través de los tres domingos de escrutinios. La samaritana es, sobre todo, conversión; el ciego de nacimiento es iluminación; la resurrección de Lázaro destaca la vida nueva que nos viene de la comunión con el Señor muerto y resucitado.La característica de esta quincena que se inicia con el quinto domingo de Cuaresma, en la liturgia romana, es la atención intensificada hacia el misterio de la pasión del Señor. La cruz de Cristo se va convirtiendo (leia mais, clique aqui...)

5° Domingo da Quaresma ( Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa)

A liturgia desse domingo continua a Catequese Batismal da Quaresma.
Depois de apresentar:- Cristo, ÁGUA para a nossa sede (Samaritana);
- Cristo, LUZ para as nossas trevas (Cura do cego);
Hoje nos fala de:- Cristo, Ressurreição para a VIDA (Lázaro).
A Liturgia responde à pergunta: "Como chegamos a ser cristãos?"Começamos com a recepção do dom de Deus, na água viva da graça,com uma iluminação e com uma ressurreição à vida verdadeira. (Leia mais, clique aqui...)

5° Domingo da Quaresma (Frei Faustino Paludo, ofm cap.)

Cristo, nossa vida e ressurreição
No Quinto Domingo daQuaresma, o Evangelho apresenta a ressurreição de Lázaro. O objetivo desta narrativa é mostrar uma singular família amiga de Jesus, composta por Maria, Marta e Lázaro. Não se falam de pais, marido e mulher, senão de irmãos. Mais que uma família, em seu estrito sentido, representa uma comunidade cristã, na qual todos vivem em perfeita fraternidade. Lázaro adoece. O Mestre é avisado, mas, antes de ele chegar a casa, Lázaro morre e é sepultado. A morte de um membro se constitui em um problema para a comunidade. Qual seria sua explicação? Ao ser informado de que Lázaro estava doente, por que Jesus não se apressou em ir à casa dele? Ele o deixa morrer e chora sua morte. Apesar de Jesus ver na enfermidade do amigo uma ocasião para Deus revelar a sua glória, na amizade também se revela a verdadeira (leia mais, clique aqui...)

´"Lázaro, sai para fora!" (São Gregório de Nazianzo (330-390), bispo, doutor da Igreja)

“Lázaro, sai para fora!” Deitado no túmulo, ouviste este chamamento imperioso. Haverá voz mais sonora do que a do Verbo? Então, vieste para fora, tu que estavas morto, e não apenas há quatro dias, mas há muito tempo. Ressuscitaste com Cristo […]; caíram-te as ligaduras. Agora, (leia mais, clique aqui...)

5° Domingo da Quaresma (www.agencia.eccesia.pt)

Neste 5º Domingo da Quaresma, a liturgia garante-nos que o desígnio de Deus é a comunicação de uma vida que ultrapassa definitivamente a vida biológica: é a vida definitiva que supera a morte.Na primeira leitura, Jahwéh oferece ao seu Povo exilado, desesperado e sem futuro (condenado à morte) uma vida nova. Essa vida vem pelo Espírito, que irá recriar o coração (leia mais, clique aqui...)