Blog das Homilias

Minha foto
Nome:
Local: Ponta Grossa, Paraná, Brazil

Pessoas preocupadas com a prevenção

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

19° Domingo do Tempo Comum (Pe Carlo)

«Não tenhais medo», palavras tão simples e fortes que evocam paz, até num coração ferido pelas vicissitudes da vida; palavras que mantêm vivo o calor firme da mão da mãe que segura o seu filho que dá os primeiros passos. Palavras que ficam impressas em nosso inconsciente e que precisamos ouvir. Sim, todos sentimos a necessidade que alguém nos diga: “não tenha medo”; até aquele que nunca abaixou o olhar diante de alguém, aquele pelo qual quase tudo é possível, este também deve curvar-se ao medo. Palavras que nos recordam que não estamos sozinhos e que têm o poder de nos re-introduzir na solidariedade, da qual não confiamos mais quando o medo mostra o seu poder. Medos exteriores e medos interiores aprisionam aquilo que no homem é destinado ao infinito, prendem a pessoa dentro de si mesma; medo de opiniões, medo de se deixar conhecer, medo de não poder, medo de olhar para a própria limitação, para a finitude do corpo, do tempo... O medo é a razão (leia mais...)

Vigilância -- 19° Domingo do Tempo Comum

Por várias sentenças, Jesus anima os discípulos como pequeno rebanho a permanecerem firmes na fé. Na conjuntura econômica e política da sociedade mediterrânea dominada pelo Império Romano, a pequena comunidade dos discípulos (a comunidade evangelizada por Lucas) sente-se insegura e impotente diante do mal causado pelas falsas ilusões das riquezas e do bem-estar promovido por elas. "Não tenha medo, pequeno rebanho". Jesus, além (leia mais...)

19° Domingo do Tempo Comum - Pe. Luiz Carlos de Oliveira (CSsmoR)

Uma fé vigilante
No caminho para Jerusalém, Jesus continua a instrução dos discípulos. Reflete com eles sobre o uso dos bens e sobre a confiança. Jesus explicou o grande valor da confiança em Deus (Lc 12,32-48): Se o Pai veste e cuida das flores e dos pássaros, que são tão belos e vivem felizes, quanto mais de nós! Não precisamos nos preocupar nem ter medo, pois o Pai nos dará muito mais, o Reino. Nele deve estar nosso coração, pois é nosso tesouro (Lc 12,22-34). A fé exige despojamento para colocar no Reino nossa riqueza. O uso dos bens se faz pela caridade para que a vida seja boa para todos. Nada de cobiça e acúmulo desnecessário! Com nossos bens compramos o “tesouro” (Lc 12,32-34). Lembremo-nos (leia mais...)

DOMINGO 19 del Tiempo Ordinario - Ciclo "C" -

La Fe es un don de Dios. Es cierto. La Fe es una virtud. También es cierto. La Fe es un acto de la voluntad. Cierto también. Pero la Fe es, además, de acuerdo a las Lecturas de hoy, una actitud muy inteligente, porque por medio de la Fe recibimos por adelantado lo que esperamos poseer. ¿Que ... cómo es esto?Nos dice San Pablo en la Segunda Lectura: “La fe es la forma de poseer, ya desde ahora, lo que se espera y de conocer las realidades que no se ven” (Hb. 11, 1-2.8-19). Y ¿qué es lo que esperamos? Nada menos que el Reino de Dios. Y eso tendremos ... si creemos ... y si actuamos de acuerdo a esa Fe. (leia mais...)

S. Cipriano (c. 200-258), bispo de Cartago e mártir "Estai preparados"

O Senhor pensava no nossso tempo ao dizer: "O Filho do homem, quando voltar, encontrará fé sobre a terra?" (Lc 18,8) Vemos que esta profecia se está a realizar. O temor de Deus, a lei da justiça, a caridade, as boas obras, já ninguém acredita nisso... Tudo o que a nossa consciência havia de temer, se em tal acreditasse, não o teme, porque não acredita. Porque, se acreditasse, estaria vigilante; e, se estivesse vigilante, salvar-se-ia. Despertemos pois, irmãos, enquanto somos capazes. Sacudamos o sono da nossa inércia. Vigiemos (leia mais...)

19° Domingo do Tempo Comum

Dia dos pais! Semana da família! Mês vocacional! E ao nosso redor... situações que nos desafiam a pensar sobre o momento presente como chance única para viver „nossa fé como modo de já possuir o que esperamos“ e como ocasião de ver onde está nosso coração. Sim, notícias repetidas do acidente aéreo em São Paulo e de situações de violência nos levam a nos perguntar como estamos vivendo o convite da liturgia deste domingo: „Vós também, ficai preparados“.Neste domingo, Jesus nos dirige uma palavra de esperança, de desafio e de ameaça. (leia mais...)