Blog das Homilias

Minha foto
Nome:
Local: Ponta Grossa, Paraná, Brazil

Pessoas preocupadas com a prevenção

quarta-feira, 4 de junho de 2008



"... um homem chamado Mateus..."




10° Domingo do Tempo Comum (Pe Carlo)

“Chefar-Nahum”, “cidade de Nahum” (um profeta), hoje aparentemente pequena em relação ás nossas cidades, onde os relacionamentos humanos freqüentemente se dissolvem na amplidão das dimensões; esta cidade foi então o proscênio de um fato que marcou de modo inesquecível os habitantes da época e que, se o soubermos ler como nos foi transmitido, não deixa de impressionar qualquer pessoa em que o desejo de liberdade for maior do que o da a segurança. Sigamos a leitura do Evangelho fazendo com que o nosso ânimo se deixe conduzir pelo Espírito que moveu o próprio escritor, o objeto da história narrada hoje.A leitura começa dando-nos indicações quanto a Jesus: «Partindo dali». Embora o protagonista da narração seja o próprio Evangelista Mateus (leia mais, clique aqui...)

10° Domingo do Tempo Comum (www.ecclesia.pt)

A Palavra de Deus deste 10º Domingo do Tempo Comum repete, com alguma insistência, que Deus prefere a misericórdia ao sacrifício. A expressão deve ser entendida no sentido de que, para Deus, o essencial não são os actos externos de culto ou as declarações de boas intenções, mas sim uma atitude de adesão verdadeira e coerente ao seu chamamento, à sua proposta de salvação. É esse o tema da liturgia deste dia. Na primeira leitura (leia mais, clique aqui...)

Cristo, o médico, vem curar os doentes(São Nicolau Cabasilas (c. 1320-1363), teólogo leigo grego)

Cristo desceu à terra, e começou por chamar aqueles que ainda não tinham chamado por Ele, e que nunca tinham sequer pensado Nele: «Eu vim chamar os pecadores», diz. Se veio à procura daqueles que não O desejavam, o que fará àqueles que Lhe rezam? Se amou aqueles que O odiavam, como poderá afastar aqueles que O amam? Como dizia São Paulo: «Se, de facto, sendo nós inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte de Seu Filho, com muito mais razão, depois de reconciliados, seremos salvos pela Sua vida» (Rom 5, 10).Consideremos, pois, (leia mais, clique aqui...)

10° Dmingo do Tempo Comum (Pe Geraldo Dalla Costa_

Quero Misericórdia
A Liturgia desse domingo nos convida a refletirsobre o espírito com que devemos viver a nossa Religião.Essa vivência não pode se reduzir ao cumprimento externode uns Mandamentos e de uns atos de culto.A Religião deve ser baseada na MISERICÓRDIA de Deus,e vivida com espírito de AUTENTICIDADE e ACOLHIDA. (leia mais, clique aqui...)