Blog das Homilias

Minha foto
Nome:
Local: Ponta Grossa, Paraná, Brazil

Pessoas preocupadas com a prevenção

sexta-feira, 4 de abril de 2008

"Fica conosco, Senhor"

3° Domingo da Páscoa (Pe. Carlo B.)

Poucos trechos narrativos do Evangelho de Lucas são tão carregados de significado para a comunidade de fé como o que acabamos de ler. Sem dúvida a intenção supera de muito o fato de expor um acontecido com o intuito de fortalecer a certeza de que Jesus havia ressuscitado. Não se trata de uma narração comprobatória; pois casos semelhantes são simplesmente mencionados de passagem em outros contextos do Novo Testamento. O evangelista Marcos, por exemplo, mais sensível à dimensão existencial e pessoal do encontro com Cristo em seu Evangelho, resume o episódio de Emaús com estas breves palavras: «Depois disto, Jesus manifestou-se em outra forma a dois deles que estavam de caminho para o campo. E, indo, eles o anunciaram aos demais, mas também a estes dois eles não deram crédito.» (Mc. 16.12-13). Lucas descobriu neste evento algo que supera o próprio fato, e que se projeta no mistério. (leia mais, clique aqui...)

São Gregório Magno (c. 540-604), papa e doutor da Igreja Homilia 23

«Não vos esqueçais da hospitalidade»
Dois dos discípulos caminhavam juntos. Eles não acreditavam, e no entanto falavam sobre o Senhor. De repente Este apareceu-lhes, mas sob uns traços que não lhes permitia reconhecê-Lo. [...] Convidam-No para partilhar da sua pousada, como é costume entre viajantes [...] Põem então a mesa, apresentam os alimentos, e a Deus, que eles não tinham ainda reconhecido na explicação das Escrituras, descobrem-No quando da fracção do pão. Não foi portanto ao escutarem os preceitos de Deus que foram iluminados, mas ao cumpri-los: «Não são os (leia mais, clique aqui...)

3° Domingo da Páscoa (SOS Vocações)

Os discípulos de Emaús Depois da morte de Jesus, a comunidade dos discípulos é tomada pelo medo diante da perseguição. Em conseqüência, alguns fogem, outros se escondem. A estes, somam-se os que sentem dificuldade de aderir à fé na Ressurreição.Na perspectiva dos Domingos da Páscoa, o trajeto de Emaús é o caminho da fé. A fé deve tornar-se pascal, na convicção de que o Ressuscitado não está presente mediante fatos espetaculares, mas por meio dos eventos cotidianos, da escuta atenta de sua Palavra esclarecedora, da partilha do pão, gesto que plenifica todos os encontros. O caminho de Emaús é paradigmático (leia mais, clique aqui...)

3° Domingo da Páscoa (Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa)

A liturgia deste domingo nos convida a descobriro Cristo vivo, que acompanha os homenspelos caminhos do mundo, muitas vezes sem ser reconhecido.Mas onde o podemos encontrar?Na 1ª Leitura, a COMUNIDADE CRISTÃ transformada pelo Espírito,deixou a segurança das paredes do cenáculo e prepara-se para dar testemunhode Jesus, em Jerusalém e até aos confins da terra. (At 2,14.22-33)* A pregação de Pedro, no dia do Pentecostes, reproduz a catequeseque a comunidade cristã primitiva costumava apresentar sobre Jesus. (Kerigma) (leia mais, clique aqui...)

DOMINGO 3 del Tiempo de Pascua

El relato evangélico de hoy dice precisamente que aquellos dos discípulos que, descorazonados y desengañados, caminaban hacia Emaús, conocieron a Jesús al "partir el pan". Conocer a Jesús y cambiar el sentido de su ánimo, fue todo uno. La angustia desapareció y fueron conscientes de que, mientras caminaban con aquel desconocido que les iba explicando las Escrituras, sus corazones ardían. La reacción no se hizo esperar: se levantaron al instante y volvieron hacia Jerusalén, la misma ciudad que habían abandonado tristemente.Los cristianos tenemos un momento en el que partimos el pan y oímos las Escrituras: es la Misa. (leia mais, clique aqui...)

DOMINGO 3 del Tiempo de Pascua - Ciclo "A" -

Hoy, Domingo 3 de Pascua, continúa la Liturgia en tono de júbilo, porque Cristo ha resucitado. El “Aleluya” sigue resonando como un grito de celebración victoriosa, pues Jesús ha vuelto de la muerte a la Vida, para comunicarnos esa Vida a nosotros.Esta es la tónica de la Primera Lectura (Hch.2, 14.22-23), tomada de los Hechos de los Apóstoles, la cual nos narra el discurso de Pedro el día de Pentecostés. Después de haber recibido el Espíritu Santo, San Pedro irrumpe en palabras que explicaban el triunfo de Jesús sobre la muerte, discurso que estaba lleno de alegría porque Cristo (Leia mais, clique aqui...)