Blog das Homilias

Minha foto
Nome:
Local: Ponta Grossa, Paraná, Brazil

Pessoas preocupadas com a prevenção

quarta-feira, 22 de abril de 2009

"Vós sois as testemunhas destas coisas."

III Domingo do Tempo Pascal (Pe Carlo)

O trecho que acabamos de ler faz séqüito à bem conhecida história dos discípulos a caminho de Emaús. Sabemos que estes haviam abandonado Jerusalém e os Doze dirigindo-se por um outro caminho, queriam percorrer a própria estrada. A decepção, o medo de ter errado tudo seguindo Jesus os impelia a encontrar outra solução, e com isto cair na tentação de resolver de outro modo o que a fé em Jesus não havia conseguido. Era tarde, quase noite quando haviam saído de Jerusalém, era noite quando voltaram de Emaús... Os fatos que hoje acabamos de ler se dão no mesmo dia, que é o dia da Ressurreição. E mais, para Lucas é neste mesmo dia que se dá a Ascensão de Jesus: é um dia que não termina. É o nosso dia, o dia que pertence à eternidade, é o “dia de Jahvé” como o chamavam os profetas. É preciso, então, que leiamos com um pouco de atenção o nosso trecho para que possamos entender melhor o sentido dos nossos dias, o sentido da missão que de Jesus os discípulos receberam. (leia mais, clique aqui...)

Domingo III de Pascua (in: mercaba.org)

La reunión no podía estar más animada. Los de Emaús cuentan y no acaban. El Caminante, después de una autorizada catequesis sobre el Mesías, con las Escrituras al fondo, se les ha manifestado de un modo familiar: "en el partir el pan". Y, a pesar de sus palabras y de su talante optimista y alegre, entusiasta quizás, los demás discípulos siguen tristes, cariacontecidos, desanimados.La aparición de Jesús ni les da seguridad, ni les quita las dudas. Creen ver un fantasma. No se fían ni de ellos mismos.Frente a esa actitud, por lo demás lógica, el Señor les va a ofrecer dos signos permanentes de su presencia y lo que con ella quiere en sus Apóstoles y en todos nosotros. (leia mais, clique aqui...)

III Domingo do Tempo Pascal (Pe Antonio Geraldo Dalla Costa)

"Testemunhas"
Nesse tempo de Páscoa, a liturgia nos apresentaas primeiras aparições de Cristo ressuscitado aos apóstolos, que deveriam continuar a sua obra salvadora.- Eles continuam tendo muitas dúvidas.- Cristo vai ao encontro deles,para fortalecer a fé deles profundamente abalada. (leia mais, clique aqui...)

Comentário ao Evangelho do dia feito por São Gregório Magno

«Sou Eu mesmo. Tocai-me»
Como é que o corpo do Senhor, uma vez ressuscitado, continuou a ser um corpo verdadeiro, podendo, ao mesmo tempo, entrar no local onde os discípulos se encontravam, apesar de as portas estarem fechadas? Devemos estar cientes de que a acção divina não teria nada de admirável se a razão humana a pudesse compreender e que a fé não teria mérito se o intelecto lhe fornecesse provas experimentais. Sendo, por si mesmas, incompreensíveis, tais obras do nosso Redentor devem ser meditadas (leia mais, clique aqui...)

III Domingo do Tempo Pascal

Jesus ressuscitou verdadeiramente? Como é que podemos fazer uma experiência de encontro com Jesus ressuscitado? Como é que podemos mostrar ao mundo que Jesus está vivo e continua a oferecer aos homens a salvação? É, fundamentalmente, a estas questões que a liturgia do 3º Domingo da Páscoa procura responder.O Evangelho assegura-nos que Jesus está vivo e continua a ser o (leia mais, clique aqui..)