Blog das Homilias

Minha foto
Nome:
Local: Ponta Grossa, Paraná, Brazil

Pessoas preocupadas com a prevenção

sexta-feira, 22 de junho de 2007

Natividade de São João Batista (Pe Carlo B.)

Celebramos hoje a festa do nascimento de João o Batista, uma festa vivida como uma aurora que prepara a chegada do esperado «Dia do Senhor». Dia este, que desde o profeta Amós representou a força da esperança para Israel, força que lhe permitiu caminhar através de inúmeras vicissitudes, erros, quedas e reerguimentos. Um «Dia» sonhado como objeto da verdadeira promessa, a qual não mais se identificava com uma terra e um povo –como o tinha sido na época de Abrão, do Egito, da viagem do deserto...- mas sim uma nova terra, uma nova meta situada no interior do coração das pessoas e manifestada num novo estilo de vida. A nova promessa, o dia do Senhor, estava chegando na pessoa do Salvador. (Leia mais...)

O nascimento de São João Batista é celebrado pela Igreja como solenidade.

Por esta razão, caindo em domingo do Tempo Comum, este cede espaço à solenidade. A celebração da Natividade de São João Batista faz parte do calendário litúrgico tanto da Igreja do Oriente quanto do Ocidente. Observemos que sua comemoração acontece seis meses antes do Natal do Senhor (cf Lc 1,36a). A festa da Natividade de João Batista, que assinala o início do verão no hemisfério norte, está vinculada a uma série de costumes populares, entre os quais se destacam as "fogueiras de São João". O Evangelho da festa relata os acontecimentos do nascimento, da circuncisão e da escolha do nome de João (leia mais...)

Hoy es el cumpleaños de San Juan Bautista

Efectivamente, como fuera anunciado, Isabel quedó embarazada, “porque nada es imposible para Dios” (cf. Lc. 1, 36-37). Son las palabras del mismo Angel Gabriel a la Santísima Virgen María, refiriéndose a la concepción de Juan el Bautista en el momento en que le trae el anuncio de otra concepción milagrosísima, la de su Hijo, e Hijo de Dios. María sí creyó. Sólo se limitó a preguntar cómo sería, pues ella no llevaba relación con ningún hombre. Luego de la explicación del Angel, creyó lo imposible: el mismo Dios, cubriéndola con su sombra, la haría concebir al Salvador del mundo. (leia mais...)

É necessário que Ele cresça e eu diminua...

Santo Agostinho(354-430), bispo de Hipona (Norte de África) e doutor da Igreja
Sermão para o nascimento de João BaptistaO nascimento de João e o de Jesus, e as suas Paixões, marcaram a diferença entre eles. Com efeito, João nasce quando o dia começa a diminuir; Cristo, quando o dia começa a crescer. A diminuição do dia, para um, é o símbolo da sua morte violenta. O seu crescimento, para o outro, a exaltação da cruz.Há também um sentido secreto que o (leia mais...)

A esterilidade se tornará fecundidade e o mutismo, exuberância profética

A festa Junina é uma celebração brasileira de origem européia, historicamente relacionada com a festa pagã do solstício de verão que era celebrada no dia 24 de junho segundo o calendário juliano (pré-gregoriano) e cristianizada na Idade Média como "festa de São João". Ela festeja no Brasil três importantes santos católicos: São João (24 de junho), São Pedro (29 de junho) e Santo Antônio (13 de junho). Recebeu o nome de junina (chamada inicialmente de joanina, de São João) porque veio de países europeus cristianizados. A festa foi trazida para o Brasil pelos jesuítas portugueses e logo foi incorporada aos costumes dos povos indígenas e negros.João é filho de Zacarias que, por causa de sua pouca fé, tornou-se mudo, e de Isabel, aquela que era estéril. O nascimento de João Batista anuncia a chegada dos tempos messiânicos, nos quais a esterilidade se tornará fecundidade e o mutismo, exuberância profética. (Leia mais...)