Blog das Homilias

Minha foto
Nome:
Local: Ponta Grossa, Paraná, Brazil

Pessoas preocupadas com a prevenção

sexta-feira, 5 de outubro de 2007




27º Domingo do Tempo Comum (Pe. Carlo B.)

A Palavra de Deus que a Liturgia hoje nos oferece, diz respeito a um dos desejos mais bonitos de toda pessoa que não interprete a sua dimensão espiritual somente como uma das tantas coisas da vida, que não se detêm nas praticas religiosas mas entra no maravilhoso caminho da fé. Caminho este tão fascinante quanto tão mal interpretado e instrumentalizado.Se entre a metade de 1800 até o século passado estava em auge o mito do homem capaz de viver (leia mais, clique aqui...)

27° Domingo do Tempo Comum - A fé humilde.

A fé humilde
No Evangelho deste domingo, Jesus propõe o exemplo da semente da mostarda, que de minúscula se transforma em uma árvore. Para ele, o problema da fé não está na quantidade, mas na qualidade. A fé, ainda que pequenina como a semente de mostarda, tem a força de realizar aquilo que pareceria impossível. Esse impossível aos seres humanos é descrito na figura da amoreira com suas raízes profundas e fortes, que se arranca e se transporta para o mar (Lc 17,6). Jesus conclui os ensinamentos com a narrativa do relacionamento do servo e seu senhor. Mesmo fatigado, o servo deverá cumprir (leia mais, clique aqui...)

DOMINGO 27 del Tiempo Ordinario - Ciclo "C" -

Las Lecturas de este Domingo contienen un llamado a la Fe, a una Fe viva... “capaz de mover montañas” ... o de mover árboles, como nos refiere el Evangelio de hoy.En el Evangelio de hoy (Lc. 17, 5-10) los Apóstoles le piden al Señor que les aumente la Fe. Y el Señor les exige tener al menos un poquito de Fe, tan pequeña como el diminuto grano de mostaza, para poder tener una Fe capaz de mover árboles de un sitio a otro. Con este lenguaje, el Señor quiere indicarnos la fuerza que puede tener la Fe, cuando es una Fe convencida y sincera.Nos indica, también, que la Fe es (leia mais, clique aqui...)

Não há amor maior

Beata Teresa de Calcutá (1910-1997), fundadora das Irmãs Missionárias da Caridade
Sê sempre fiel nas pequenas coisas, pois nelas reside a nossa força. Para Deus, nada é pequeno. A seus olhos nada tem pouco valor. Para Ele, todas as coisas são infinitas. Deves pôr fidelidade nas coisas mais mínimas, não pela virtude que lhes é própria, mas por essa coisa maior que é a vontade de Deus (leia mais, clique aqui...)

27º Domingo do Tempo Comum

Qual é a relevância da nossa fé para a nossa vida?Hoje o Senhor nos reúne a fim de fortalecer nossa fé frágil e, como o grão de mostarda, torna-nos capazes de superar os limites e de realizar importantes tarefas a serviço da vida e da esperança. A presença do Espírito Santo multiplica nossas forças e renova a gratuidade da nossa fé, tema central das leituras deste domingo. Celebremos a memória da Páscoa de Jesus Cristo, que se estende e amadurece nas pessoas que doam sua vida na obra missionária da Igreja. Ou como diz o documento de Aparecida (31): "A Igreja deve cumprir sua missão seguindo os passos de Jesus e adotando suas atitudes (cf. Mt 9, 35-36). Ele, sendo o Senhor, se fez servidor e obediente até a morte da cruz (cf. Fl 2, 8); sendo rico, escolheu ser pobre por nós (cf. 2 Cor 8, 9), ensinando-nos o caminho de nossa vocação de discípulos e missionários. No Evangelho aprendemos (leia mais, clique aqui...)