Blog das Homilias

Minha foto
Nome:
Local: Ponta Grossa, Paraná, Brazil

Pessoas preocupadas com a prevenção

sexta-feira, 3 de agosto de 2007

18° Domingo do Tempo Comum (Pe Carlo)

O capítulo 12 do Evangelho de Lucas do qual é extraído o trecho de hoje, apresenta duas atitudes justapostas, uma diante da outra: aquela do discípulo autêntico que assimila a sua vida à de Jesus, e por isso é confiante na Providência, e a postura do homem que aparentemente reconhece a Deus, mas de fato age sem O levar em consideração. A confrontação não se dá somente entre duas mentalidades, mas ambas postas diante do evento que acomuna todos os homens, que é a morte. Como acontece freqüentemente, Jesus usou um fato do dia-a-dia para nos introduzir mais e mais no estilo de vida que caracteriza a pessoa que vive com amor a relação com Deus. A ocasião é dada por dois irmãos postos diante de uma herança.Conforme a legislação judaica o primogênito possuía por direito a inteira herança do pai; contudo, com base em Dt. 21,17, uma terceira parte da herança podia ser dividida entre os outros irmãos, mas isto não era obrigação. Nomeadamente (leia mais...)

18° Domingo do Tempo Comum Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa

"A Felicidade"
Todos nós desejamos e buscamos a FELICIDADE.Mas onde a podemos encontrar?- Muitos a procuram nas COISAS, nos bens terrenose, para isso, se dedicam febrilmenteem empreendimentos grandiosos e lucrativos.Às vezes basta a simples visita de um ladrão, um fracasso nos negócios,o desemprego, uma doença... e lá se vai o que acumularam...- Outros buscam segurança e felicidade nas PESSOAS,e quantas vezes acabam depois profundamente decepcionados...Percebem que, o que este mundo oferece,não é suficiente para estancar a sede de felicidade.Só Deus pode nos tornar plenamente felizes... (leia mais...)

Os tesouros terrenos e o tesouro perene

O Evangelho de hoje se inicia com o clamor de um anônimo no meio da multidão: "Mestre, dize ao meu irmão que reparta a herança comigo". O fato de Lucas não identificar a pessoa que grita é um sinal de que esse problema era muito comum entre as pessoas, por isso muitos clamavam por justiça. Jesus rejeita a postura de árbitro na questão: "Homem, quem me encarregou de julgar ou dividir os bens entre vocês?". Isso não significa que ele não se importe com o clamor pela justiça diante das injustiças que assolam a sociedade (leia mais...)

18º Domingo Comum (Pe. Luiz Carlos de Oliveira CSsR)

“Onde estiver vosso tesouro”
Catequese sobre a riquezaJesus instrui os discípulos enquanto caminha para Jerusalém. Seus ensinamentos se dirigem à vida da caridade, da oração, dos bens materiais. Tudo isso já conheciam pela tradição. Jesus dá um direcionamento novo. Na mentalidade do Antigo Testamento, a abundância de bens era sinal da bênção de Deus. No ensinamento de Jesus o verdadeiro tesouro está no Céu, “onde os ladrões não roubam nem a traça corrói” (Mt 6,19-20). Ele afirma: “Tomai cuidado contra todo o tipo de ganância, porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância dos bens” (Lc 12,15). Na reflexão do Novo Testamento a cobiça, (leia mais...)

18° Domingo del Tiempo Ordinario

Las Lecturas de este Domingo nos hablan sobre los bienes materiales y los bienes espirituales. Nos advierten acerca del peligro de la avaricia, la cual es un pecado y un vicio relacionado con el apego a los bienes materiales y con el deseo de tener mucho.La Primera Lectura del Libro del Eclesiastés (Qo. 1, 2; 2, 21-23) nos insinúa la poca importancia que tienen los bienes materiales y los afanes de este mundo.La Segunda Lectura de San Pablo (Col. 3, 1-5. 9-11) nos invita muy claramente a ocuparnos “de los bienes de arriba, donde está Cristo sentado a la derecha de Dios”. Es decir, nos habla San Pablo de los bienes del Cielo, de los bienes que tienen relación con nuestra vida espiritual, de los bienes que tenemos que buscar para llegar a nuestra meta, que es el Cielo. Menciona también San Pablo la “avaricia”, “como una forma de idolatría” .Idolatría es la adoración y el culto a dioses falsos. ¿Por qué, entonces, habla de la avaricia como idolatría? Porque el deseo excesivo de bienes materiales, la satisfacción de necesidades inventadas o de lujos innecesarios terminan por (leia mais...)

Construir outros celeiros (São Basílio)

Construir outros celeiros
"Insensato, nesta mesma noite pedir-te-ão contas da tua vida e o que acumulaste para quem será?" A conduta do rico do Evangelho é tanto mais patética quanto o castigo eterno é rigoroso. Com efeito, que projectos congemina em seu espírito este homem que vai ser arrebatado do mundo dentro de tão pouco tempo? "Vou demolir os meus celeiros e construirei uns maiores". Quanto a mim, dir-lhe-ia de bom grado: Fazes bem porque eles merecem mesmo ser destruidos, os celeiros da tua injustiça. Com as tuas (leia mais...)

18° Domingo do Tempo Comum

Muitas pessoas colocam sua preocupação principal nas riquezas. As leituras de hoje alertam que a importância da vida humana está em outros valores. De que adianta ser uma das pessoas mais ricas do mundo, se ninguém leva nada para o túmulo? Qual é o lucro de um político que acumula bens a custa de roubo e corrupção? Que vantagem tem um banqueiro que lucra com a exploração de semelhantes?No Brasil, como em outros lugares do mundo, quando chega a época das colheitas, faltam carros para fazer o transporte e (leia mais...)