Blog das Homilias

Minha foto
Nome:
Local: Ponta Grossa, Paraná, Brazil

Pessoas preocupadas com a prevenção

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

“Mãe de todas as Igrejas”

Dedicação da Basílica de Latrão (Pe. Antonio Geraldo Dalla Costa)

O Novo Templo
Celebramos hoje a "dedicação" (ou consagração)da Basílica São João de Latrão. É a primeira catedral.É a catedral do Papa, como bispo de Roma,a Igreja-Mãe de todas as igrejas do mundo. Nela se realizaram cinco Concílios ecumênicos.Esta festa nos convida a tomar consciência de que a Igreja de Deus,simbolizada e representada pela Basílica de Latrão,é hoje, no meio do mundo, a "morada de Deus",o testemunho vivo da presença de Deus na caminhada (leia mais, clique aqui...)

Dedicação da Basílica de Latrão (vocacao.com.br)

Jesus expulsa os vendilhões do tempo
Hoje é o aniversário da Dedicação da Basílica de Latrão, catedral de Roma, fundada pelo papa Melquíades (311-314). Esta é considerada a mãe de todas as igrejas do mundo; nela se realizaram as sessões de cinco grandes concílios ecumênicos.Na solenidade da Dedicação da Basílica de Latrão, não se celebra uma construção, mas aquilo que representa. Trata-se de uma festa que recorda o local onde são celebrados os mistérios da salvação. O texto escolhido é do segundo capítulo de João (Jo 2,13-22), em que Jesus compara o templo com o seu corpo que ressuscitará. Esta cena acontece (leia mais, clique aqui...)

Dedicação da Catedral Basílica de São João de Latrão (Cardeal John Henry Newman)

«Destruí este templo, e em três dias Eu o levantarei!»
O Templo judeu, visível e material, estava confinado a um só lugar. Não cabia nele o mundo inteiro, nem mesmo uma nação, mas apenas algumas pessoas da multidão. Mas o templo cristão é invisível e espiritual, e pode ser em qualquer sítio. [...] Jesus diz à Samaritana: «Mas chega a hora - e é já - em que os verdadeiros adoradores hão-de adorar o Pai em espírito e verdade, pois são assim os adoradores (leia mais, clique aqui...)

Dedicação da Basílica de São João de Latrão

Hoje a Igreja universal celebra a festa da igreja-mãe de todas as igrejas de Roma e do mundo: a dedicação da basílica do Santíssimo Salvador ou de São João de Latrão. Esta basílica foi construída por Constantino na colina de Latrão ou Lateranense, quando era papa (leia mais, clique aqui...)

Dedicação da Basílica do Latrão (Pe. Carlo)

Havia passado cerca de trezentos anos da morte de Jesus. As comunidades cristãs já não estavam mais vivendo com aquele entusiasmo inicial que sempre caracteriza a primeira fase do encontro com a fé.Daquele tempos em que nas comunidades se esperava em clima de serenidade e alegria a iminente volta de Jesus, somente restava a lembrança. Tais sentimentos foram cedo substituídos -como a de Tessalônica- com o pesadelo, com a oprimente angustia que ainda ecoava naquilo que restava de centenas de famílias destruídas pelas perseguições.Como na vida de Jesus, também na das comunidades cristãs ao inicial sucesso se associara o medo, a traição, o cheiro do sangue. Como na vida de Jesus também em suas (leia mais, clique aqui...)