Blog das Homilias

Minha foto
Nome:
Local: Ponta Grossa, Paraná, Brazil

Pessoas preocupadas com a prevenção

quinta-feira, 29 de maio de 2008

"Todo aquele que escuta estas minhas palavras e
as põe em prática é como o homem prudente
que edificou a sua casa sobre a rocha"

9° Domingo do Tempo Comum (Pe Carlo)

O trecho do Evangelho que acabamos de ler encerra em Mateus uma coletânea de ensinamentos sobre o conjunto da fé cristã, chamada “Discurso da montanha” (Mt. 5-7). Com grande probabilidade esta longa coleção de palavras, nasceu da necessidade dos primeiros pregadores itinerantes que precisavam de um compêndio que recolhesse num único livrinho os ensinamentos de Jesus. Com estes pressupostos podemos entender mais facilmente a expressão: «estas minhas palavras», pois não se trata de preceitos ou regras que devem ser cumpridas, mas sim do conjunto da visão que Jesus tem sobre o mundo, as relações dos homens com Deus e as relações destes entre si. Trata-se de um todo, descrito com incrível acuidade nos seus pormenores, que nos permite penetrar a leitura do mundo e de sua história que Jesus têm e o seu estilo de encarnar o homem novo. (leia mais, clique aqui...)

Santo Afraate (?-c. 345), monge e bispo em Niínive

«Porque ninguém pode pôr outro fundamento diferente do que foi posto, isto é, Jesus Cristo» (1Co 3, 11)Um rei não permanece numa casa que se encontra vazia de tudo. Um rei exige toda uma ornamentação doméstica, por forma a que nada lhe falte. [...] O mesmo acontece ao homem que se torna uma habitação para Cristo-Messias: provê a tudo quanto convém ao serviço do Messias que nele habita, provê às coisas que Lhe agradam.Com efeito, começa por construir o seu edifício sobre a rocha, que é o próprio Messias. Sobre esta rocha faz assentar a fé, e é sobre a fé que se (leia mais, clique aqui...)

9° Domingo do Tempo Comum (Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa)

Os Dois Caminhos
A Liturgia de hoje é um convite a construir nossa vidasobre o alicerce sólido da PALAVRA DE DEUS.Quando Ela está no centro de nossa vida, caminhamoscom segurança ao encontro da realização plena.Na 1ª Leitura, temos um Discurso de Moisés, no final de sua vida.Ele relembra aos hebreus os compromissos assumidos para com Deuse os convida a renovar a (leia mais, clique aqui...)

DOMINGO 9 del Tiempo Ordinario - (www.homilia.org)

Ya pasadas las Fiestas de la Resurrección del Señor, su Ascensión gloriosa a los Cielos, la Venida del Espíritu Santo en Pentecostés, la fiesta de la Santísima Trinidad y, habiendo celebrado el domingo pasado la Fiesta del Corpus Cristi, retomamos nuevamente el llamado “Tiempo Ordinario” de la Liturgia, que continúa desde ahora hasta el Adviento, cuando comenzará nuevamente el Año Litúrgico al iniciar nuestra preparación para el Nacimiento del Dios-Hombre. Es así como durante este tiempo, que está caracterizado por la influencia del Espíritu Santo, la Liturgia de la Iglesia nos presenta una serie de lecturas que nos permiten ir detallando y profundizando mejor las enseñanzas de Jesucristo. (leia mais, clique aqui...)

9° Domingo do Tempo Comum (www.ecclesia.pt)

A liturgia do 9º Domingo Comum é um convite a construir a vida sobre o alicerce firme da Palavra de Deus. Quando a Palavra de Deus está no centro da vida e dá forma aos pensamentos, sentimentos e acções, o homem caminha, com segurança, ao encontro da realização plena, da vida definitiva. No Evangelho, Mateus convida a sua comunidade – e as comunidades cristãs de todos os tempos e lugares – a enraizar a sua vida na Palavra de Jesus e a (leia mais, clique aqui...)