Blog das Homilias

Minha foto
Nome:
Local: Ponta Grossa, Paraná, Brazil

Pessoas preocupadas com a prevenção

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

"Quando chegou a época das vindimas,
enviou os seus servos aos vinhateiros,
para receberem os frutos que lhe pertenciam."

27° Domingo do Tempo Comum (Pe Antonio Geraldo Dalla Costa)

A Vinha do Senhor...
Estamos no mês de Outubro, dedicado ao ROSÁRIOe às MISSÕES, com o Tema: "VIDA para todos".A Liturgia continua o tema da VINHA,que representa Israel, o povo eleito,precursor da Igreja, o novo Povo de Deus.Na 1ª Leitura, Isaías, com o "Cântico da Vinha",destaca o amor de Deus pelo seu Povo. (Is 5,1-7)É um lindo poema composto pelo profeta,talvez a partir de uma canção de vindima.Através do profeta (o trovador), Deus (o Amigo) julga seu povo (a vinha), descrevendo o amor de Deus e a resposta do Povo. (leia mais, clique aqui...)

Domingo 27 del Tiempo Ordinario

A Jesucristo le gustaba tomar las imágenes del trabajo y de su tierra para configurar sus parábolas. Así a veces nos hablaba de rebaños, ovejas y pastores, y otras veces nos hablaba de viña, vid y uvas.En el Evangelio de hoy nos habla de una viña suya, que arrendó a unos viñadores mientras se iba de viaje (Mt. 21, 33-43). Cuando llegó el momento de la vendimia o cosecha de las uvas, envió a sus empleados a cobrar la parte que le tocaba, pero los viñadores mataron uno a uno a cada empleado que fue enviando en dueño. Decidió luego enviarles a su hijo, pensando que a ése sí lo respetarían, pero muy por el contrario, lo asesinaron también -nos dice la parábola- para eliminar al heredero y quedarse con la propiedad. (leia mais, clique aqui...)

Dar fruto (São Basílio)

Dar fruto
O Senhor está permanentemente a comparar a alma humana com uma vinha: «O meu amigo possuía uma vinha numa colina fértil» (Is 5, 1), «Plantou uma vinha, cercou-a com uma sebe» (Mt, 21, 33). É, evidentemente, à alma humana que Jesus chama a Sua vinha, foi a ela que cercou, como se fosse uma sebe, com a segurança que proporcionam os Seus mandamentos e a protecção dos Seus anjos, porque «o anjo do Senhor assenta os seus arraiais em redor dos que O temem» (Sl 33, 8). Em seguida, ergueu em nosso redor uma paliçada, (leia mais, clique aqui...)