Blog das Homilias

Minha foto
Nome:
Local: Ponta Grossa, Paraná, Brazil

Pessoas preocupadas com a prevenção

sábado, 7 de julho de 2007

XIV Domingo Comum (Pe Carlo)
Alguns chamaram este trecho de Lucas “manual para missionários” e, na verdade, poderia ter sido esta a regra que norteava os autênticos evangelizadores na Igreja primitiva. Sabemos muito bem quanto foi difícil para São Paulo opor-se e resistir a uma miríade de falsos missionários que, nas comunidades, afiguravam-se como portadores do verdadeiro Evangelho. Em muitos casos estes personagens apresentavam-se com a pretensa de “atualizar” o Evangelho, e ofereciam uma série de sofisticações que deveriam, em tese, aprofundar o Evangelho e aplicá-lo às várias situações histórico-culturais. Deste modo, a mensagem simples e profunda da palavra de Jesus era colocada em segundo plano respeito às “atualizações” da mesma Palavra. É como se a forma se tornasse mais importante que o conteúdo. Trata-se de uma grave e freqüente armadilha que ainda hoje desrama toda vez que perdemos o ponto de referência e o núcleo integral da Palavra (leia Mais...)

quinta-feira, 5 de julho de 2007

DOMINGO 14 del Tiempo Ordinario - Ciclo "C"

Al decirle a sus discípulos que los envía “como corderos en medio de lobos”, parece anunciarles peligros serios. Podemos pensar qué puede suceder cuando algunos pobres corderitos se encuentran ante una manada de lobos feroces. La imagen es fuerte. Pero sucede que los corderos, sus 72 discípulos, deben confiar no en su propia fuerza, sino en el poder de Dios. (Leia mais...)

Papa Bento XVI Mensagem para do Dia Mundial das Missões 2006

A caridade, alma da missãoSe não for orientada pela caridade, isto é, se não brotar de um profundo acto de amor divino, a missão corre o risco de se reduzir a uma mera actividade filantrópica e social. Com efeito, o amor que Deus nutre por cada pessoa constitui o coração da experiência e do anúncio do Evangelho e, por sua vez, quantos (leia mais...)

14° Domingo do Tempo Comum -

Jesus designa “setenta e dois discípulos”, ou seja, muitos, não somente os “ordenados doze”... Ele quer contar com muitos discípulos pois a missão que lhes confia é muito exigente e ampla... não pode se restringir apenas aos doze...Ele os envia “dois a dois”, não envia sozinhos para que não sejam arrogantes, autosuficientes e isolados da comunidade... O envio de missionários construtores de paz é um envio de comunidades (Leia Mais...)