Blog das Homilias

Minha foto
Nome:
Local: Ponta Grossa, Paraná, Brazil

Pessoas preocupadas com a prevenção

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

"nenhuma libertação prescinde da
libertação do coração do homem"

23° Domingo do Tempo Comum (Pe. Carlo)

A leitura do trecho do Evangelho com o qual Deus quer enriquecer o nosso caminho de fé no dia de hoje, parece evidenciar imediatamente uma situação com a qual somos bem acostumados a conviver. Como em poucos casos estão colocados uma à frente da outra as duas mentalidades que o Novo Testamento chama a “do mundo” e a “do homem novo”. É no terreno da correção recíproca que vem à tona com a mais clara evidência a impostação de fundo que demos à nossa vida. É na correção recíproca que descobrimos aspectos de nós mesmos que em outros contextos não se manifestam. Creio que nunca como hoje seja tão importante e tão expressiva a correção recíproca pois, mais que tantas palavras, a maneira de viver este aspecto tão essencial da vida cristã, fala aos homens de Cristo e do amor que por ele sentimos; fala do respeito que temos pelos membros de nossa comunidade; fala de quanta coerência existe entre o que pregamos e o que vivemos (leia mais, clique aqui...)

«Eu estou no meio deles» (São João Crisóstomo)

São João Crisóstomo (c. 345-407), bispo de Antioquia, depois de Constantinopla, doutor da Igreja
«Eu estou no meio deles»

Quando vos digo que imiteis o apóstolo Paulo, não pretendo dizer que ressusciteis os mortos ou que cureis os leprosos. Fazei melhor do que isso: tende caridade. Tende o amor que animava São Paulo, porque essa virtude é muito superior ao poder de fazer milagres. Onde há caridade, Deus-Filho reina, com Seu Pai e com o Espírito Santo, Ele que disse: «Onde estão dois ou três reunidos em Meu nome, Eu estou no meio deles». (leia mais, clique aqui...)

XXIII Domingo do Tempo Comum

"Sentinelas de Deus"
Estamos no mês de Setembro, dedicado à Bíblia.A melhor homenagem que podemos fazer à Palavra de Deusé acolhê-la e procurar vivê-la na vida de cada dia.Nela sempre temos uma resposta, uma luzpara todas as situações da vida.Uma situação concreta, que muitas vezes nos aflige: Diante de uma pessoa amiga que está no erro, que atitude devemos tomar: Falar ou calar?As leituras bíblicas da Liturgia de hoje nos dão uma resposta...A 1a Leitura nos fala que o profeta é uma "SENTINELA",que Deus colocou a vigiar a cidade dos homens. (Ez 33,7-9) (leia mais, clique aqui...)

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

LA COMUNIDAD QUE PRESENTA MATEO

Hoy y el próximo domingo leemos dos fragmentos del capítulo 18 de Mateo, el "discurso de la comunidad".En realidad, lo más importante de los dos evangelios no es tanto los temas concretos que tratan (que ya lo son mucho), sino el estilo de comunidad cristiana que presuponen. Porque, uno de los centros de interés básicos de Mateo es precisamente éste: "cuál es el modelo de comunidad cristiana que quiso Jesús? ¿cuáles son los rasgos básicos que debe tener? ¿en qué debe notarse que aquel grupo es una comunidad cristiana, el nuevo pueblo de Dios, el pueblo que realiza ya el proyecto de Dios sobre el mundo? Actualmente, el tema de la evangelización es un tema vivo: el Papa habla con insistencia de la re-evangelización de Europa, por ejemplo. Si leemos el evangelio de Mateo, encontraremos un criterio decisivo para esta evangelización: evangelizaremos cuando los que nos llamamos cristianos mostremos a los que no lo son que nosotros vivimos una vida que merece la pena; evangelizaremos cuando nuestras comunidades cristianas muestren unas relaciones entre las personas y unas relaciones con Dios que den ganas de apuntarse a ellas. (leia mais, clique aqui...)

23° Domingo do Tempo Comum

A liturgia deste domingo sugere-nos uma reflexão sobre a nossa responsabilidade face aos irmãos que nos rodeiam. Afirma, claramente, que ninguém pode ficar indiferente diante daquilo que ameaça a vida e a felicidade de um irmão e que todos somos responsáveis uns pelos outros. A primeira leitura fala-nos do profeta como uma «sentinela», que Deus colocou a vigiar a cidade dos homens. Atento aos projectos de Deus e à realidade do mundo, o profeta apercebe-se daquilo que está a subverter os planos de Deus e a impedir a felicidade dos homens. (leia mais, clique aqui...)