Blog das Homilias

Minha foto
Nome:
Local: Ponta Grossa, Paraná, Brazil

Pessoas preocupadas com a prevenção

sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Assunção (Pe Carlo)

A festa de hoje celebra o desfecho do grande desejo de Deus. È a declaração última e definitiva ao homem que o sonho de Deus é possível; é possível não obstante todos os inimigos, as dificuldades e a fragilidade à qual o ser humano é submetido. A leitura do Evangelho nos envolve por um clima de alegria, alegria esta que é experimentada quando se vê o projeto de Deus realizado.A festa de hoje tem origem relativamente recente, foi instituída pelo papa Pio XII em 1950, mas encontra suas origens numa convicção que afundava suas raízes nos primórdios da fé cristã. Nascida inicialmente, de modo (leia mais, clique aqui...)

Assunção (Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa)

Celebramos hoje a ASSUNÇÃO de Nossa Senhora.Foi oficialmente declarada como Verdade de fé,pelo papa Pio XII em 1950,mas o fato já era aceito pela Igreja desde o início.É um dos quatro dogmas marianos.Lembramos que Maria, quando "adormeceu" no Senhor,foi elevada ao céu em corpo e alma.Seu corpo não sofreu a corrupção,conseqüência do pecado original, que ela não teve. (leia mais, clique aqui...)

Aquela que acreditou

Desde tempos antigos o povo cristão reconheceu esse privilégio de Maria: ser levada ao Céu em corpo e alma. As narrativas de seus últimos dias nós as encontramos nos apócrifos. No século VIII é atestada a tradição de uma igreja construída sobre a tumba de Maria em Jerusalém, com a conseqüente celebração de sua Assunção. Em Roma, no tempo do Papa Sérgio I (687-701), já se tem notícia da celebração desta festa. Os muçulmanos, desde longínqua data, vão em peregrinação à dita casa de Maria em Éfeso (leia mais, clique aqui...)

Assunção de Maria

A solenidade de Maria elevada aos céus e glorificada por Deus é sinal da humanidade transformada por Jesus Cristo. É garantia de que a força do mistério da morte e da ressurreição de Cristo se expande sobre toda a humanidade. Na festa da Assunção de Maria, celebrada desde o século IV, contemplamos o sinal da vitória de toda a humanidade pela (leia mais, clique aqui...)

Festividad de la Asunción de la Santísima Virgen María al Cielo

Celebramos hoy la Festividad de la Asunción de la Santísima Virgen María al Cielo en cuerpo y alma. Las Lecturas son referidas a la Virgen. Y aunque trataremos el tema de la Asunción, revisemos primeramente algo de los textos de hoy.La Primera Lectura, tomada del Apocalipsis (Ap. 11, 19; 12,1-6, 10), nos habla de una figura prodigiosa que aparece como sol radiante en el Cielo: una mujer a punto de dar a luz que gemía con dolores de parto.Se refieren estos textos sobre (leia mais, clique aqui...)

Acender no coração dos homens o fogo do amor de Deus

Comentário ao Evangelho de Lucas, 12, 72-74
“Vim trazer fogo à terra”: desci do alto dos céus e, pelo mistério da Minha encarnação, manifestei-Me aos homens para acender no coração humano o fogo do amor divino. “E que quero se não que arda” – isto é, que pegue e se torne uma chama activada pelo Espírito Santo, que (leia mais, clique aqui...)

Assunção

Na primeira série de uma escola primária, começou a chorar um menino depois que a aula começou. O professor perguntou a ele: “Diga-me, porque você chora?” Mas o menino não queria responder logo. Só depois que o professor falou com ele um tempinho com muita paciência: “Você sente dor?” Aí o menino criou coragem e falou assim: “Eu esqueci como parece minha mãe.” Aí os outros colegas de classe riram do menino. Mas o professor logo entendeu o menino e lhe disse: “Você esqueceu o rosto de sua mãe? Isso é muito grave realmente.