Blog das Homilias

Minha foto
Nome:
Local: Ponta Grossa, Paraná, Brazil

Pessoas preocupadas com a prevenção

quinta-feira, 12 de março de 2009

“Que sinal nos mostras para agir assim?”

3º Domingo da Quaresma (Pe Carlo)

Com certeza estamos diante de um dos fatos mais singulares e críticos da história de Jesus quanto à sua relação com o sistema religioso-político de Israel. É um episódio que, por sua amplidão, pode ser compreendido de muitos modos diferentes. Sem duvida a interpretação mais superficial é própria do leitor que simplesmente vê nisso um gesto de “impaciência” de Jesus ou, pior, vê um ato de raiva que demonstra a Sua instabilidade emocional. É obvio que esta leitura é própria de quem não conhece o Evangelho nem o mundo judaico. Se este fosse o sentido, não se vê porque os (leia mais, clique aqui...)

3º Domingo da Quaresma (Pe Antonio Geraldo)

A Lei e o Templo
Em nossas casas, costumamos limpar todos os dias.Assim mesmo, de vez em quando sentimos a necessidadede uma limpeza geral... lavamos as paredes... o teto...os vidros... para tirar o mofo que foi se acumulando...A Quaresma também é um tempo de purificaçãopropício para renovar nossa vida cristã e purificar o nosso coraçãodaquelas impurezas que foram se acumulando ao longo do tempo.As leituras bíblicas tratam de dois pontos fundamentais da religião judaica:a Lei de Deus e o Templo, que, com o passar do tempo,também estavam precisando de uma purificação... (leia mais, clique aqui...)

3° Domingo da Quaresma

A liturgia do Terceiro Domingo da Quaresma recorda-nos a aliança de Deus com seu povo selada no Êxodo e que se cumpre totalmente em Jesus Cristo. A Quaresma prepara para a Páscoa. Celebrá-la significava inserir-se no processo de continuidade da libertação do povo em vista de novos tempos. Jesus sobe a Jerusalém para a primeira das três Páscoas mencionadas em João. O majestoso Templo, símbolo central do culto judaico, fora transformado num grande mercado. No pátio externo, era possível comprar os animais para os sacrifícios e fazer o câmbio da moeda, uma vez (leia mais, clique aqui...)

DOMINGO 3 de Cuaresma (homilia.org)

Hoy la Primera Lectura (Ex. 20, 1-7) y el Salmo (#18) nos hablan de la Ley de Dios. Y la Segunda Lectura (1 Cor. 1, 22-25) y el Evangelio (Jn. 2, 13-25) nos hablan de señales y de comercio.El trozo del Libro del Exódo nos trae los preceptos que promulgó el Señor para su pueblo: los Mandamientos de la Ley de Dios, que entregó a Moisés en el Monte Sinaí, esculpidos en piedra.Y cuando se piensa hoy en día en “ley”, en “mandamientos”, inmediatamente se nos ocurre pensar en restricciones a la libertad que ¡tanto! apreciamos y defendemos. Y no es así. (leia mais, clique aqui...)

3º Domingo da Quaresma

A liturgia do 3º Domingo da Quaresma dá-nos conta da eterna preocupação de Deus em conduzir os homens ao encontro da vida nova. Nesse sentido, a Palavra de Deus que nos é proposta apresenta sugestões diversas de conversão e de renovação.Na primeira leitura, Deus oferece-nos um conjunto de indicações ("mandamentos") que devem balizar a nossa caminhada pela vida. São indicações (leia mais, clique aqui...)