Blog das Homilias

Minha foto
Nome:
Local: Ponta Grossa, Paraná, Brazil

Pessoas preocupadas com a prevenção

quinta-feira, 13 de março de 2008

"HOSANA AO FILHO DE DAVI!"

Domingo de Ramos (Pe. Carlo)

O caminho da quaresma nos trouxe até o dia de hoje, domingo em que abrimos à meditação do nosso coração, numa forma mais intensa e comunitária, os últimos e misteriosos momentos da vida de Jesus. A celebração litúrgica de hoje se desenvolve em duas partes que dão a sensação da evidente contradição que se têm diante de Jesus. A alegria e exultação messiânica da primeira parte conflitam com a solenidade e austeridade da segunda. Os cantos e gestos de enaltecimento de Jesus parecem aos poucos dar lugar a um profundo silêncio, à ausência de comentos que a celebração desperta com a leitura da Paixão de Jesus. O barulho dos ramos que agitamos perde-se na sensação de vazio, (leia mais, clique aqui...)

Domingo de Ramos (Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa)

Celebramos hoje o DOMINGO DE RAMOS.
A liturgia apresenta dois momentos bem distintos:
- A ENTRADA DE JESUS EM JERUSALÉM,com a procissão de Ramos... num clima de alegria...como GESTO de FÉ e de COMPROMISSO.
- O INÍCIO DA SEMANA SANTA, com a Leitura da Paixão do Senhor,na missa, relembrando o caminho do sofrimento e da Cruz.= Dois momentos distintos da vida de Jesus: Triunfo e Humilhação.Jesus se apresenta em Jerusalém propondo a paz e recebe a violência... (leia mais, clique aqui...)

Domingo de Ramos (Frei Faustino Paludo, ofm cap.)

Hosana ao Filho de Davi!Estamos em Jerusalém, o cenário em que acontecerá a Páscoa de Jesus, a nossa Páscoa. A entrada de Jesus em Jerusalém é lembrada mediante a bênção dos Ramos e a proclamação do evangelho de Mateus. Por essa comemoração, a Igreja recorda que a entrada triunfal vai perpassar os diferentes momentos da Paixão de Cristo: da palma da vitória e do triunfo, transformada em cinzas na Quarta-feira de Cinzas, brotarão a vida e a imortalidade. Da árvore seca da cruz, brotará a vida, a vida em abundância para todos (leia mais, clique aqui...)

Domingo de Ramos

Hoy, Domingo de Ramos, celebramos la entrada triunfal de Jesús a Jerusalén. Se llama también este domingo, Domingo de Pasión, pues en este día damos inicio a la Semana de la Pasión del Señor.Este Domingo de Ramos ha tenido lugar la ceremonia de la bendición de las palmas y hemos escuchado la narración de la entrada triunfal de Jesús a Jerusalén. Y ¿qué significan las palmas que con tanto interés vienen todos a recoger? Las palmas benditas recuerdan las palmas y ramos de olivo que los habitantes de Jerusalén batían y colocaban al paso (leia mais, clique aqui...)

Domingo de Ramos (Ir. Luzia Ribeiro Furtado)

Ao longo destes quarenta dias, fomos convidados a expressar nossa prática de conversão ao Senhor, a partir do convite presente no livro do Deuteronômio: “Escolhe, pois, a vida”.A Campanha da Fraternidade 2008 encontra um contexto sócio, político e eclesial turbulento... Como os próprios bispos afirmaram em Aparecida, “hoje vivemos uma situação onde já não se trata simplesmente do fenômeno da exploração e opressão, mas de algo novo: a exclusão social. com ela a pertença à sociedade na qual se vive fica afetada na raiz, pois já não está abaixo, na periferia ou sem poder, mas está fora. Os excluídos não são somente “explorados”, mas “supérfluos” e “descartáveis”. (65) (Leia mais, clique aqui...)